Header image

São Miguel do Gostoso

RN/Brasil
charme - velejo
\
  
 
 
 
 
   

Entrevista: Eugenio Puppo, realizador do filme "São Miguel do Gostoso"

 

Eugenio PuppoEugenio Puppo, cineasta de São Paulo (clique aqui para ver perfil), iniciou neste mês de Março a filmagem do documentário "São Miguel do Gostoso", que pretende entre outros objetivos, "registar a memória cultural e as belezas naturais deste lugar, para que nunca desapareçam".

Para além do documentário, o projeto desenvolvido pela produtora de Puppo – a Heco Produções – contempla as seguintes atividades:

i) Oficina de vídeo para jovens de Gostoso, em parceria local com a ONG Tear e a prefeitura de São Miguel do Gostoso;

ii) Produção de Livro e DVD;

iii) Festival I Mostra de Cinema de Gostoso, em Março de 2010.

(clique aqui para consultar detalhe projecto)

O documentário desenvolve o tema histórico que o Rio Grande do Norte, na região de São Miguel do Gostoso teria sido o primeiro lugar onde Pedro Álvares Cabral desembarcou em solo brasileiro, antes de seguir viagem em direção ao sul. Depois, apresenta a importância estratégica que a base área Americana em Natal e o Rio Grande do Norte desempenharam durante a II Guerra Mundial. Para elucidar estas questoes foram entrevistados dois renomados historiadores, um geólogo, um antropólogo e um coronel aposentado da Força Aérea Brasileira.

Leia a entrevista de Eugenio Puppo ao site praiadogostoso.com:

Como estão correndo as filmagens em Gostoso? Como está sendo a participação da população?

As filmagens estão correndo muito bem e de acordo com o nosso plano de filmagem. São gravações de dezenas de depoimentos, das pessoas mais antigas de Gostoso, das pessoas que têm um papel importante para a comunidade, fundamentais para remontar a história do lugar. Estamos realizando também gravações das manifestações culturais mais profundas e genuínas, como a representação do Pastoril e Boi de Reis, a pesca, o roçado, a praia. E claro, filmagens das muitas belezas naturais do lugar.

A participação da população tem sido decisiva e muito emocionante. Como as nossas filmagens decorrem na rua, na praia, na igreja, dentro da casa dos moradores o contato tem sido muito próximo e as pessoas participam de uma forma extremamente positiva, ora admirando, ora aplaudindo a iniciativa e ajudando.

Que apoios estão recebendo?

O projeto ‘São Miguel do Gostoso’ concorreu e recebeu recursos do Programa BNB Cultural de 2007 e 2008, mas que representa apenas 20% do total orçado – contamos com os benefícios das leis federal (Rouanet) e estadual (Câmara Cascudo), já aprovadas, uma vez que precisamos de mais apoios para conseguir terminar o nosso projeto.

Tem sido fundamental o apoio recebido da comunidade local e da Prefeitura. O apoio do Padre Fábio foi fundamental no projeto. A nossa equipe está hospedada na Pousada Vila da Madame, Pousada dos Ponteiros e na Pousada Porto do Trapiá. Todos os dias almoçamos e jantamos com o apoio dos restaurantes locais. A Prefeitura cedeu transporte e motorista, eletricista. Gustavo Tittoto ajudou nas passagens da nossa equipe de São Paulo. A ajuda tem sido maravilhosa.

O que está fazendo falta?

Como disse, o patrocínio do BNB via lei federal de incentivo a cultura representa apenas 20% do orçamento, resolvemos iniciar agora a filmagem, pois frequento Sao Miguel desde 2003 e ano após ano, noto que as mudanças estao ocorrendo muito rapidamente por aqui, entao achei fundamental começar a filmagem antes que as características principais do lugar se perdessem. Mesmo com um orçamento menor conseguimos viabilizar esta primeira etapa das filmagens e teremos que voltar mais 3 vezes a Gostoso e ao Rio Grande do Norte para terminar as filmagens, há ainda todo o trabalho de montagem, depois a ediçao e a mixagem do som e a finalizaçao do filme em São Paulo.

Mais apoios serão fundamentais para a conclusão deste projeto. Pessoas físicas ou jurídicas (através da lei Rouanet e da Lei Camara Cascudo) que desejem patrocinar este projeto serão muito bem vindas. As pessoas poderão visitar o nosso site www.heco.com.br e entrar em contato conosco através do e-mail heco@heco.com.br para mais informações.

Qual a data prevista para a estréia?

Se conseguirmos novos parceiros, o filme será apresentado em Março de 2010, no âmbito da I Mostra de Cinema de Gostoso, que aos poucos se tornará uma mostra anual de filmes nacionais e internacionais. Os filmes serão projetados na praia, haverá mesas-redondas sobre os filmes e os temas com a participaçao de atores e diretores participantes destes filmes exibidos, será uma festa de cinema, na praia, em São Miguel do Gostoso. Será maravilhoso!

Como conheceu Gostoso?

Conheci através de um convite de um amigo, Emanuel Neri, da Pousada dos Ponteiros. Fiquei fascinado com as fotos do lugar que vi na Internet e desde 2003 que venho regularmente a Gostoso. Foi nessas viagens iniciais que me apaixonei por Gostoso e pelas pessoas, mas percebi que o lugar estava em rápida transformação, e que era importante realizar este trabalho de resgate da memória de Gostoso.

O que mais aprecia em Gostoso?

A atmosfera e o ambiente, as pessoas e a maneira como elas tornam este lugar interessante e acolhedor. A beleza natural é grande, é forte, o vento é forte.

Qual o lugar que acha mais especial?

Praia do Maceio, foi aqui que eu cheguei e é um lugar que me identifico.  E claro, Tourinhos e o Marco, que sao praias maravilhosas.

O que recomenda ao turista?

Deixem a ansiedade para trás, e deixem-se levar e relaxar pelo astral do lugar que é tão poderoso.

Notícias relacionadas:

"Narradores de Gostoso" In Jornal Tribuna do Norte, 28 de Março de 2009

"Praia do Gostoso vai ao cinema" In Jornal Tribuna do Norte, 26 de Abril de 2008

 

 

 

 
 

 

 


 

 


 

 

Fãs de Gostoso


     
  Gostoso na mídia
 
 

praiadogostoso@gmail.com
www.praiadogostoso.com - O site de São Miguel do Gostoso - desde 2005