Header image

São Miguel do Gostoso

RN/Brasil
charme - velejo
\
  
 
 
 
 
   

Gostoso em destaque na Revista Foco-RN

Artigo original aqui.

 

Destaque no turismo, município avança em todas as áreas Planejamento, eficiência e austeridade. Sobre este tripé está montada a administração pública de São Miguel do Gostoso. Um dos mais belos recantos do litoral potiguar, o município situado a 110 quilômetros de Natal, tem avançado em todas as áreas. A prova disso é que São Miguel do Gostoso ficou em terceiro em dez municípios potiguares que conquistaram o Prêmio de Responsabilidade Fiscal, Social e de Gestão, conferido pela Confederação Nacional dos Municípios, entregue em abril de 2008, em Brasília. E mais, considerando apenas a gestão da área social, São Miguel do Gostoso ficou em primeiro entre os dez.

A prioridade absoluta à melhoria da qualidade de vida da população rendeu novos e importantes frutos: no final de 2008, o município foi um dos 40 do Rio Grande do Norte a receber o Selo Unicef Município Aprovado. Criado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância, o Selo reconhece o esforço dos municípios que, verdadeira e comprovadamente, se destacam na promoção dos direitos de crianças e jovens.

Avanços

Além das conquistas em nível regional e nacional, o município também experimentou avanços significativos em diversos setores, ao longo dos últimos anos. Os professores conquistaram o seu Plano de Cargo, Carreira e Salários. O município ganhou seu Plano Diretor Participativo, resultado de uma parceria da Prefeitura com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

São Miguel do Gostoso também elaborou e aprovou, na administração de Miguel Teixeira, o Plano Municipal de Habitação e também o Plano Municipal de Educação. Na área social, foi implantada o Centro de Referência da Assistência Social, também conhecido como Casa das Famílias.

Também ao longo da gestão iniciada em janeiro de 2005, o município ganhou a moderna Escola Municipal Ana Ribeiro, o Centro de Múltiplo Uso, o estádio de futebol e teve suas unidades de saúde e outras escolas melhoradas. O Programa Saúde da Família avançou e novas equipes passaram a garantir melhor atendimento à população. A Saúde também ganhou novos veículos, incluindo modernas ambulâncias.

Mais de 250 quilômetros de estradas que cortam o município foram recuperados, facilitando a locomoção dos moradores e o escoamento da produção. A pavimentação de ruas avançou também na sede do município. Dentro do Programa de Erradicação das Casas de Taipa, a Prefeitura conseguiu, graças a parcerias com os governos estadual e federal, construir cerca de 250 casas populares.

Mais avanços continuam sendo registrados. Um moderno Telecentro está sendo construído e dará início ao programa de capacitação e de inclusão digital. Também estão sendo concluídas uma praça e duas quadras de esportes. Em 2008, o município garantiu recursos para a construção e instalação da Biblioteca Pública, que se tornará realidade em 2009.

O transporte escolar foi reforçado com a aquisição de um novíssimo e moderno ônibus escolar no mês de dezembro passado, visando garantir mais conforto aos alunos que se deslocam de suas comunidades para poder estudar.

Metas

Dentre as metas para o segundo mandato, o prefeito Miguel Teixeira destaca o aumento dos investimentos em Habitação e pavimentação, além da construção do Matadouro Público Municipal e de um hospital de pequeno porte. A expansão do Turismo é outra prioridade da segunda administração.

“A nossa determinação é manter e ampliar os avanços obtidos em áreas como Saúde, Educação e Habitação. Temos perfeita noção das responsabilidades que a população nos conferiu ao nos assegurar um segundo mandato”, afirma o prefeito Miguel Teixeira. “Prêmios como o IRFS, da Confederação Nacional dos Municípios e o Selo Unicef mostram que estamos no caminho, mas toda a equipe administrativa está consciente de que não podemos nos acomodar e que devemos procurar avançar”.

Para realizar os avanços, o prefeito Miguel Teixeira tem uma receita bem simples: “Vamos continuar agindo com austeridade nos gastos públicos e com atenção e eficiência na elaboração e apresentação de projetos e busca de parcerias com os governos federal e estadual”.

Afinal, lembra o prefeito de São Miguel do Gostoso, município de pequeno porte não consegue, sozinho, atender às demandas da população. Daí a importância das parcerias e da busca permanente de emendas parlamentares e recursos disponibilizados pelos órgãos do Governo Federal. “A população de São Miguel compreendeu o nosso esforço de promover avanços e nos conferiu mais quatro anos para trabalhar com honestidade, austeridade e eficiência. E é isso que faremos”, conclui Miguel Teixeira.

 

 

 
 

 

 


 

 


 

 

Fãs de Gostoso


     
  Gostoso na mídia
 
 

praiadogostoso@gmail.com
www.praiadogostoso.com - O site de São Miguel do Gostoso - desde 2005