Header image

São Miguel do Gostoso

RN/Brasil
charme - velejo
\
  
 
 
 
 
   

 

Eugênio Puppo realiza documentário sobre Gostoso

In Jornal Tribuna do Norte, 26 de Abril de 2008

     
 

Um amor à primeira vista vai render um documentário sobre a praia e o povo de São Miguel do Gostoso. E tudo começou em 2003 quando o pesquisador, curador e cineasta Eugênio Puppo lá esteve pela primeira vez, consolidado um ano depois quando ele voltou a Gostoso, ocasião em que viu a cidade cheia de novidades. De um lado envolvida em particularidades relacionadas à história do país, e do outro às transformações sociais e culturais que um povoado enfrentava diante da exploração turística.


Documentário

O documentarista parte da premissa de que Gostoso é  a terra dos descobrimentos. Eugênio Puppo considera a versão do pesquisador Lenine Pinto e de habitantes locais que defendem ter sido a região de Gostoso o primeiro lugar onde Pedro Álvares Cabral desembarcou em solo brasileiro, antes de seguir viagem em direção ao sul e onde depois foi chantado, por Gaspar Lemos, em 1501, um marco da coroa portuguesa e que passou a ser cultuado como uma “pedra santa” pelos pescadores, atraindo fiéis oriundos de diversas regiões.

Um outro descobrimento, apontado pelo cineasta é que a pequena e pacata vila de pescadores foi transformada em município e vem se tornando um dos principais pontos turísticos do Nordeste. E com toda esta realidade em mãos, vislumbrando um tema atual e polêmico, ele resolveu começar uma pesquisa sobre a cidade, objetivando realizar uma série de ações culturais que preservem o patrimônio humano e imaterial da cidade.

ugênio é um nome respeitável na valorização do cinema na realização em nível nacional, através de mostras de filmes, edição de livros, ciclos de palestras, exposições e produção e de filmes e séries para TV, sempre com enfoque artístico, cultural e educacional. Tem um dos portais de conteúdo do cinema brasileiro mais abrangentes:  www.heco.com.br


Valorização

O projeto “São Miguel do Gostoso” é para resgatar a memória desses dois momentos de contato com o estrangeiro e as transformações daí decorrentes, por meio do registro das histórias, casos e memórias preservadas pela população local. Entre as ações previstas estão a produção de um documentário em vídeo, a realização de uma oficina audiovisual para os jovens de Gostoso, a edição de um livro com artigos sobre a história e o desenvolvimento da região e o registro de depoimentos dos mais velhos habitantes locais.

Será realizado também um ciclo de exibições de filmes nacionais ao ar livre, na praia. Na mesma ocasião, serão lançados o documentário e o livro. O projeto já conta com o patrocínio parcial do Banco do Nordeste e está em fase de captação de recursos financeiros para sua realização. Para tanto, dispõe dos benefícios da lei federal de incentivo a cultura, Lei Rouanet - Pronac nº 07 6948 - São Miguel do Gostoso.

 

 

 


 

 


 

 

Fãs de Gostoso


     
  Gostoso na mídia
 
 

praiadogostoso@gmail.com
www.praiadogostoso.com - O site de São Miguel do Gostoso - desde 2005