Header image

São Miguel do Gostoso

RN/Brasil
charme - velejo
\
  
 
 
 
 
Conheça São Miguel do Gostoso  
Exibido em: 28/5/2006
Reportagem: Afonso Mônaco. Texto completo em: http://www.rederecord.com.br/programas/domingoespetacular/conteudo_ver.asp?c=60

Enquanto a maior parte do Brasil enfrentou uma semana de frio, tem gente rindo a toa com o calor e você sabe onde? No nordeste, é claro.

Nós percorremos a costa do Rio Grande do Norte até São Miguel do Gostoso. Lá todo mundo ri gostoso com as belas praias e a boa vida em dias ensolarados.

Estamos saindo de Natal, a capital do Rio Grande do Norte, seguimos para São Miguel do Gostoso, que fica a 90 quilômetros daqui.Vamos aproveitar para conhecer um pouco do litoral norte, há lugares bonitos pra se ver.

Trinta quilômetros, primeira parada, Jenipabu. As dunas dos buggys, a brisa do mar. Esse casal entende de praia. Os dois vieram do Rio de Janeiro e estão adorando o passeio. "Pretendemos ir a Maracajaú hoje para dar uma conhecida", diz a engenheira Tânia Alvarez.

Nós também...Maracajaú é outro lugar paradisíaco. Esse outro casal veio de Belém do Pará. Eles estão um pouco chateados é que amanhã acaba a lua de mel deles. Fábio Moryia, que é médico, diz que aceitaria um emprego por aqui. "Não precisa nem me pagar. Comida e moradia eu ficava aqui tranquilo", explica o médico

Uma última paradinha para conhecermos onde o Brasil faz a curva. Isso mesmo. Veja no mapa, aqui neste ponto é onde o litoral brasileiro dá uma virada para o oeste. A curva é marcada pelo farol do calcanhar. É o segundo farol mais alto do mundo, com 62 metros de altura. Ele orienta os navios, quando falham os sinais de satélite.

Agora nós estamos em São Miguel do Gostoso, uma cidadezinha com jeito de vilarejo e 8.500 moradores, um lugar bem simpático. Mas por que será São Miguel do Gostoso?

Nascido aqui mesmo, há 65 anos, Seu Vicente conta que gostoso era o sorriso de um velho pescador, contador de causos. E quem nasce aqui o que é? Posto do gostoso, loja, panificadora, pousada. É tudo aqui é gostoso e o mar, como será?

O mar também é gostoso, a água não é gelada, não é quente, é bem fresquinha. O pessoal diz que só tem mais onda quando venta bastante, mas normalmente é assim: o mar é calmo...uma delícia.

Outra atração de Gostoso são os moradores ilustres, conhecidos como ministros. O Seu Valdir é o ministro da garganta. Ele acaba com a dor de garganta de todo mundo. O remédio? É só esfregar um sapo cururu como este no pescoço. Breno Tinoco confirma. Sofria há anos de dor de garganta. Foi só passar na casa do Seu Valdir e nunca mais teve problema. "A mulher dele pegou nas patas traseiras do sapo, passou sapo aqui, eu fiquei atônito. Nunca mais senti dor de garganta".

Tem ainda o ministro da cachaça. Uma figura. É assim mesmo que Edson Nobre gosta de ficar quando não tem o que fazer. Curtindo o poeta Augusto dos Anjos e tomando uma cachacinha. O médico mandou ele suspender a pinga. E ele suspendeu. "Aqui com o copinho destampo, tomo aqui a minha dose, suspende de novo, cumpri com a determinação médica".

Edson, que era professor de química em natal, virou um expert por aqui. Um especialista em inventar histórias e criar ferramentas inusitadas. "Este é o bitelo, um é pro prego, outro prá cabeça do dedo". Tem também a enxada inteligente. "Limpa dois sítios ao mesmo tempo, um de um lado da cerca e outro lado. Se quiser você muda, aí uma você planta, a outra já colhe".

Essa enfermeira, que deixou a Suiça pra viver em Gostoso, é a ministra do lixo. Graças a ela, Gostoso tem lixeira por todo o canto. "Quando eu cheguei aqui vi que não tinha coleta de lixo, daí comecei a visitar de casa em casa, comecei a orientar, pelo menos faz um buraco, atrás do seu quintal enterra o lixo".

Muitos estrangeiros decidiram mudar pra cá. A inglesa Michele e o marido, Fábio, um capixaba de Vitória, sonhavam com um lugar calmo pra criar o filho Keilan e acharam Gostoso. Agora são donos dessa pousada, na beira da praia.

Atraído pelos ventos de Gostoso, o italiano Costantino, amante do kite-surf, resolveu ficar por aqui. Na temporada passada, entre setembro e março, ele trouxe mais de 200 italianos pra cá, para ensinar este esporte. Nas folgas, dá aulas de graça para a garotada daqui.

Aqui tudo é gostoso, o vento, o mar, as histórias,.mas e a comida? Comer por aqui também é gostoso. Nos bares e restaurantes come-se de tudo. Mas as especialidades, claro, são os frutos do mar. Dona Maristela Teixeira vai preparar pra gente uma lazanha de camarão. A muzzarela está aqui, o majericão, a massa, o molho e os camarões. "Esse camarão ele é refogado no azeite e na manteiga, coloca também cebola, alho, picadinho. O camarão é pescado aqui mesmo em São Miguel do Gostoso, excelente qualidade".

O preparo é rápido. É só formar as camadas e levar ao forno. Dez minutos depois... A única coisa aqui que não é gostoso é ir embora, mas como não tem jeito, estamos indo...
 


 

Fãs de Gostoso


     
  Gostoso na mídia
 
 

praiadogostoso@gmail.com
www.praiadogostoso.com - O site de São Miguel do Gostoso - desde 2005