Header image

São Miguel do Gostoso

RN/Brasil
charme - velejo
\
  
 
 
 
 

Publicação: 06 de Janeiro de 2006
Fonte: Surya Kendram

Ayurveda e o Verão

Verão, estação quente, a busca pela pele bronzeada, praia, férias... Os prazeres que a natureza oferece... Tudo isso é o sonho de muitas pessoas. Por que então algumas sentem indisposição, mudam tanto de humor ou não gostam do verão? Observe ou lembre de algum momento em que esteve em um carro, ao meio dia, com o sol torrando ou mesmo em uma praia, no mesmo horário, tomando cerveja! Talvez, pareça impossível encontrar algo similar nas duas situações, mas a mesma pessoa que poderia ficar muito irritada no primeiro cenário do trânsito, também teria a mesma reação na praia, por mais que isso não tivesse lógica. Afinal, estar na praia, frente ao mar, sob o sol e tomando cerveja... isso é uma maravilha (para muitas pessoas).

E qual é a relação entre estas situações e a irritação? Aí é que a Ayurveda tem estudos sobre o que é chamado em Sânscrito “Rutocharya”.  Ruto=Estação./ Charya=Rotina.

Deve ser difícil acreditar que algo tão simples como o clima quente pode afetar nossas emoções. Mas, há até estatísticas sobre o aumento de crimes nesta época. Da mesma forma acontece o oposto no inverno, quando há uma tendência à tristeza e depressão. Como há o aumento do elemento fogo (Pitta) no verão, é preciso que busquemos equilíbrio no estilo de vida, na alimentação, etc.

O álcool da cerveja, que a princípio pode refrescar, terá um efeito que aumentará o fogo. E se ainda for consumida sob o sol, este fogo será multiplicado. Alguns sinais do excesso de Pitta: azia, calor e suor excessivos, acne e distúrbios dermatológicos, queda de cabelos, excesso de acidez estomacal, irritabilidade, intolerância e raiva. Alimentos picantes, gordurosos, muito quentes como as carnes, e bebida alcoólica são como um Vulcão em erupção, principalmente durante o verão.

Seja durante o verão ou em dias muito quentes em outras estações, os alimentos refrescantes, roupas leves, freqüentar locais arejados e manter a mente tranqüila são hábitos que nos ajudam a passar bem e desfrutar melhor o clima.

J.Correa

 

Fãs de Gostoso


     
  Gostoso na mídia
 
 

praiadogostoso@gmail.com
www.praiadogostoso.com - O site de São Miguel do Gostoso - desde 2005