Header image

São Miguel do Gostoso

RN/Brasil
charme - velejo
\
  
 
 
 
 
Blog
     

São Miguel do Gostoso: 17 anos de emancipação política





A população de São Miguel do Gostoso comemora em 16 de julho seu 17º aniversário regado a festas e tradições.

 

 

 

 

 

 

 

 

O povoado de Gostoso foi fundado em 29 de setembro de 1884, exatamente, no dia dedicado a São Miguel pelo missionário frei João do Amor Divino. Nesse dia, segundo informações de moradores mais antigos da localidade, o missionário fincou na praia hoje denominada Maceió, um cruzeiro com o objetivo de marcar a data. Inicialmente o local do cruzeiro foi usado de forma improvisada para a celebração de missas, de batizados e de casamentos e posteriormente passou a ser utilizado como cemitério.

O nome Gostoso, segundo registros dos mais antigos, vem de um vendedor ambulante morador na localidade que pelo fato de viajar freqüentemente, era considerado um homem bem informado sempre trazendo as notícias de outras regiões e as pessoas do povoado aguardando ansiosamente a sua chegada para se atualizarem das novidades. O fato é que o vendedor era um exímio contador de histórias, sempre acompanhadas de uma risada extremamente gostosa e contagiante. Devido a sua risada característica, o vendedor ficou conhecido por Seu Gostoso e rapidamente o nome gostoso passou a denominar o novo povoamento.

No dia 29 de setembro de 1899, o Sr. Miguel Félix Martins um dos primeiros moradores de Gostoso, inaugurou uma igreja em pagamento a uma promessa feita a São Miguel, que passou a ser o padroeiro da comunidade. Com a igreja e a crescente devoção ao santo padroeiro, o povoado foi sendo chamado, naturalmente de São Miguel do Gostoso.

Pela Lei Estadual (RN) nº 6.452 de 16 de julho de 1993, São Miguel do Gostoso conquistou sua emancipação política desmembrado de Touros e elevado a condição de município do Rio Grande do Norte com o nome de São Miguel de Touros. Por força de plebiscito, o município voltou à denominação de São Miguel do Gostoso.

Neste mês de julho de 2010 São Miguel do Gostoso completa 17 anos de emancipação política e acordará aos parabéns tocado pela Banda Filarmônica do município compartilhando com a comunidade o seu bolo de 17 metros.

Heldene Santos

 

 
       

Quer comentar este artigo? Envie um email para: praiadogostoso@gmail.com

Voltar ao site de São Miguel do Gostoso

 

As opiniões expressas nos artigos são da responsabilidade dos seus autores e não veiculam necessariamente a orientação do site www.praiadogostoso.com.

[Abril 2011]
Gostoso pela igualdade: uns mais iguais que outros

[Agosto 2010]
São Miguel do Gostoso: 17 anos de emancipação política

[Abril 2010]
O que é Justiça Social?

[Março 2010]
ONG realiza projeto de promoção e participação social de crianças, adolescentes e jovens em São Miguel do Gostoso

[Fevereiro 2010]
Quem resgatou a cultura popular de São Miguel do Gostoso?

[Dezembro 2009]
São Miguel do Gostoso na Justiça! Por quê?

[Novembro 2009]
Gostoso encanto

[Outubro 2009]
Gostoso: onde tem rosas tem espinhos 

[Setembro 2009]
São Miguel do Gostoso: Espaço para os adolescentes? Eis a questão! 

[Agosto 2009]
São Miguel do Gostoso realiza Encontro Municipal de Adolescentes

 

praiadogostoso@gmail.com
www.praiadogostoso.com - O site de São Miguel do Gostoso - desde 2005