Header image

São Miguel do Gostoso

RN/Brasil
charme - velejo
\
  
 
 
 
 
Blog
     

ONG realiza projeto de promoção e participação social de crianças, adolescentes e jovens em São Miguel do Gostoso





A Associação de Meio Ambiente, Cultura e Justiça Social – AMJUS promove a realização de um projeto com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento humano de crianças, adolescentes e jovens do município de São Miguel do Gostoso bem como promover a inclusão e a participação social desse público nos espaços de discussão e de proposições políticoculturais e sociais.

 

 

 

 

 

 

 

 

A AMJUS é uma Organização Não-Governamental, sem fins lucrativos, de interesse público, fundada em janeiro de 2009 por jovens profissionais da própria comunidade de São Miguel do Gostoso. Um coletivo composto por técnicos em educação e em saúde, biólogo, estudantes universitários, assistente social, estudante de informática e de ensino médio.

A AMJUS, conforme seu plano de trabalho, tem a intenção de - em parceria/assessoria/apoio de outras Organizações ou pessoas, dependendo do seu perfil - desenvolver pesquisas na área, principalmente, de adolescências, juventudes e cultura, ao mesmo tempo em que estará experimentando metodologias inovadoras de educação social, o que tem envolvido alguns estudos, inclusive em teóricos como Câmara Cascudo, Pedro Demo, Philippe Perrenoud e Paulo Freire.

A entidade não tem a intenção de atuar na liderança de movimentos ativistas, mas de pesquisa e promoção social usando para isso estratégias de educação, cultura e comunicação.

A coluna vertebral das ações para 2010 está sendo o projeto ECOAR, que na sua essência, é um projeto de pesquisa com experimentação de metodologias diferenciadas de educação social com as adolescências e juventudes do município. Para implementação desse projeto a AMJUS já conta com o apoio da ONG Canto Jovem (de Natal) e o Fundo de Inter-Redes de Juventudes do Nordeste e estará articulando a parceria com o Poder Público Municipal e as Organizações Locais.

Em 2009 a AMJUS em parceria com a Prefeitura Municipal de São Miguel do Gostoso, o Coletivo de Direitos Humanos, Ecologia, Cultura e Cidadania – CHDEC através do Espaço Tear, a ASCDEG e a Casa das Famílias, promoveu a realização do III Encontro Municipal de Adolescentes – III EMA com o tema “Adolescentes: diálogo e transformação”, inclusive com participação direta e efetiva da secretarias de educação e de ação social do município. Em 2010, com o Projeto ECOAR, já inicia as articulações para a realização do IV EMA.

O Projeto ECOAR pretende estimular ações estratégicas de promoção dos direitos da criança e do adolescente de modo a favorecer o acesso a informação e a participação juvenil nos aspectos sócio-políticos e culturais nos espaços de discussão e das políticas públicas. Está sendo proposto de modo que, no período que compreende os meses de maio a outubro aconteça uma série de rodas de diálogo junto às escolas municipais ou em centros comunitários até a culminância com a realização do IV Encontro Municipal de Adolescentes previsto para o mês de outubro de 2010.

Neste momento, como fase inicial do projeto, a AMJUS está desenvolvendo uma pesquisa através de entrevista com uma amostra de 700 adolescentes de todo município de São Miguel do Gostoso com o objetivo de traçar um perfil do adolescentes e jovens gostosenses, cujo relatório final servirá de base para o direcionamento do projeto.

Sabe-se que o Estado, representado pelos “representantes” do poder público foi criado com a função de promover a harmonia, a liberdade e a igualdade das pessoas na sociedade, em que pese, como se sabe, que muitas vezes prefere os representantes do poder do Estado atrofiar os espaços das pessoas que pensam e que agem na comunidade. Há quem diga que as políticas públicas são de responsabilidade do Governo e que as organizações da sociedade civil que se manifestam ao colaborar, mesmo de modo suplementar, com a implementação delas estão fazendo o que é papel do Estado. A AMJUS tem a concepção, não diferente de milhões, de que as políticas sociais, exatamente por serem públicas, devem ser desenvolvidas compartilhadas com a sociedade e que é preciso que a sociedade compreenda isso.

São Miguel do Gostoso é um município onde o empenho social da sociedade civil tem sido reconhecido e valorizado pela comunidade e pelo poder público. O povo, em especial as crianças, os adolescentes e jovens que são presentes e serão os futuros adultos, profissionais, empreendedores e outras funções dentro da comunidade, precisam estar educados a não permitirem a mudança retrógrada dessa realidade. E nessa perspectiva, tem a AMJUS, o compromisso social de contribuir para a melhoria da qualidade de vida das crianças e adolescentes da comunidade de São Miguel do Gostoso. Mais informações podem ser acompanhadas pelo site: www.amjus.org.br

 

Heldene Santos

 

 
       

Quer comentar este artigo? Envie um email para: praiadogostoso@gmail.com

Voltar ao site de São Miguel do Gostoso

 

As opiniões expressas nos artigos são da responsabilidade dos seus autores e não veiculam necessariamente a orientação do site www.praiadogostoso.com.

[Abril 2011]
Gostoso pela igualdade: uns mais iguais que outros

[Agosto 2010]
São Miguel do Gostoso: 17 anos de emancipação política

[Abril 2010]
O que é Justiça Social?

[Março 2010]
ONG realiza projeto de promoção e participação social de crianças, adolescentes e jovens em São Miguel do Gostoso

[Fevereiro 2010]
Quem resgatou a cultura popular de São Miguel do Gostoso?

[Dezembro 2009]
São Miguel do Gostoso na Justiça! Por quê?

[Novembro 2009]
Gostoso encanto

[Outubro 2009]
Gostoso: onde tem rosas tem espinhos 

[Setembro 2009]
São Miguel do Gostoso: Espaço para os adolescentes? Eis a questão! 

[Agosto 2009]
São Miguel do Gostoso realiza Encontro Municipal de Adolescentes

 

praiadogostoso@gmail.com
www.praiadogostoso.com - O site de São Miguel do Gostoso - desde 2005