Header image

São Miguel do Gostoso

RN/Brasil
charme - velejo
\
  
 
 
 
 
Blog
     

Gostoso: onde tem rosas tem espinhos

Heldene Santos      





Há alguns meses o município de São Miguel do Gostoso não recebe um único centavo dos repasses do Governo Federal, o chamado Fundo de Participação dos Municípios. É incrível como uma instituição como uma Prefeitura consegue se manter numa situação “repudiadora” como esta.

 

 

 

 

 

 

 

A palavra desenvolvimento está sempre permeando as discussões sobre São Miguel do Gostoso e o turismo é um foco de todos os olhares. Do cidadão que sustenta a perspectiva de trabalho, dos comerciantes que tem o desejo de aumentar seu potencial de vendas, dos proprietários de pousadas que tem no turismo sua principal via de crescimento, e do poder público, é claro, que certamente viaja no mesmo barco de todos aqueles que querem ver Gostoso crescer no caminho certo.

Diante da ausência dos recursos que deveriam está chegando até as prefeituras, já ocorre que em algumas cidades do Brasil, instituições já tiveram que “fechar portas”, como é conhecido através dos jornais e telejornais do país, porém, é admirável a capacidade de controle do governo municipal de São Miguel do Gostoso, que há meses de repasse zero tem sustentado seus serviços e não demitiu um funcionário sequer. Isso mesmo!

E a situação poderia ser melhor se alguns grandes empresários exercesse suas obrigações cidadãs de pagar seus devidos impostos, como é o caso de alguns proprietários de pousada, que a qualquer sentimento de incômodo se ergue a atirar pedras e defender seus direitos, porém, sem nenhum interesse em cumprir com seus deveres, que ressaltam uma moral na luta do desenvolvimento do turismo mas que percebe-se, na verdade, que a questão não passa da ambição pessoal e que quer ainda que São Miguel do Gostoso siga os parâmetros dos seus interesses como se a população de São Miguel do Gostoso não tivesse direito a voz e a vez.

Nesse contexto, convém também ressaltar a dignidade de alguns empresários, entre esses os proprietários da Pousada Casa de Taipa e da Pousada Só Alegria, que fazem questão de retornar a comunidade, através de suas contribuições tributárias e sociais, os investimentos que recebem através dela. A Pousada Casa de Taipa, inclusive, é um importante colaborador da realização do III Encontro Municipal de Adolescentes de São Miguel do Gostoso, entre outras ações que se conhece na cidade.

Assim vivemos São Miguel do Gostoso, gostoso como sempre, com uma estrutura do poder público que pode até por um momento ter se fragilizado, mas não se quebrou, com uma beleza exuberante que apaixona a todos, e ainda com cidadãos de verdade que ver a sociedade com uma olhar de humano.

Heldene Santos

 

 
       
   

Comentário de Dario Novo:

Excelente o relato citado com relacao ao repasse do governo federal. quanto aos proprietarios de pousadas e empresarios, tenho que discordar um pouco da situacao.

Algumas posadas famosas que se fazem de prestadoras sociais, o fazem para ter apelo publico, pois foram montadas em terrenos que nao as pertencem, inclusive terrenos meus.

Fica facil escolher um local, montar uma pousada e aparecer como grande empresario bem-feitor.

 

 

Quer comentar este artigo? Envie um email para: praiadogostoso@gmail.com

Voltar ao site de São Miguel do Gostoso

 

As opiniões expressas nos artigos são da responsabilidade dos seus autores e não veiculam necessariamente a orientação do site www.praiadogostoso.com.

[Abril 2011]
Gostoso pela igualdade: uns mais iguais que outros

[Agosto 2010]
São Miguel do Gostoso: 17 anos de emancipação política

[Abril 2010]
O que é Justiça Social?

[Março 2010]
ONG realiza projeto de promoção e participação social de crianças, adolescentes e jovens em São Miguel do Gostoso

[Fevereiro 2010]
Quem resgatou a cultura popular de São Miguel do Gostoso?

[Dezembro 2009]
São Miguel do Gostoso na Justiça! Por quê?

[Novembro 2009]
Gostoso encanto

[Outubro 2009]
Gostoso: onde tem rosas tem espinhos 

[Setembro 2009]
São Miguel do Gostoso: Espaço para os adolescentes? Eis a questão! 

[Agosto 2009]
São Miguel do Gostoso realiza Encontro Municipal de Adolescentes

 

praiadogostoso@gmail.com
www.praiadogostoso.com - O site de São Miguel do Gostoso - desde 2005