Header image

São Miguel do Gostoso

RN/Brasil
charme - velejo
\
  
 
 
 
 
Blog
     

São Miguel do Gostoso: Espaço para os adolescentes? Eis a questão! 

Heldene Santos      





O que fazer com os adolescentes é uma questão sempre em discussão em São Miguel do Gostoso. Percebe-se muito a preocupação de algumas pessoas em relação aos ambientes que os adolescentes frequentam e o horário em que estão em casa ou na rua. É louvável, essa preocupação, na medida em que está se pensando no futuro da sociedade gostosense.

 

 

 

 

 

 

 

Nos últimos tempos a cidade encontra-se num desenvolvimento e crescimento populacional um tanto rápido, além da presença marcante do turista, o que respeita a casa (e que seja bem vindo!) e o que, infelizmente, não faz a mesma coisa, o que desperta a preocupação de algumas pessoas e instituições em preservar a juventude de algumas ameaças do desenvolvimento como a prostituição, o alcoolismo e a drogadição.

Uma questão que surge em consequência de tudo isso e que é preciso se fazer uma reflexão a respeito é a seguinte: algumas pessoas estão sempre reinvidicando junto ao Conselho Tutelar ou a Câmara Municipal, por exemplo, providências no sentido de proibir a presença dos adolescentes nos clubes de dança, nas festas, na praia a noite ou mesmo na rua, pelo menos em certos momentos. Muito bem. Esses lugares, e principalmente, dependendo das horas, não é o lugar adequado para um adolescente. Mas, por que pensar tanto em apenas tirar o espaço do adolescente? Proibir o adolescente de entrar aqui ou de entrar ali vai resolver ou prevenir, realmente, algum problema? E que tal se pensar mais em (re)criar espaços para o adolescente em vez de só reduzir espaço? Não será mais fácil, após a criação de outros espaços mais saudáveis, fazer a transposição dos interesses dos adolescentes? E então poder dizer: Olha! Não vá para esses lugares. Aqui do outro lado nós temos um lugar especial para você.

É claro, que de certa forma isso já acontece em São Miguel do Gostoso. Ao chegar em diferentes horários no Centro de Múltiplo Uso do município, é possível se encontrar crianças e adolescentes fazendo oficinas, danças, música, através de projetos da secretaria municipal de educação ou da secretaria municipal de ação social; ao se chegar no Espaço Tear, encontrar crianças e adolescentes estudando francamente informática, teatro e danças; ao se passar pelo campo de futebol da cidade, ver um considerável número de crianças e adolescentes recebendo educação através do esporte, promovido pela ASCDEG (Associação Sócio-Cultural e Desportiva Gostosense). Assim também como na Igreja Católica e na Igreja Evangélica da cidade. E na Casa das Famílias.

Esses meninos e meninas, portanto, estão vivendo educação, vivendo cultura, ao invés de estarem na ociosidade. Porém, muito mais poderá ser feito. Há ainda espaço para muitas pessoas fazerem mais. E só assim Gostoso poderá continuar gostoso, continuar com uma sociedade saudável, com a casa arrumada. Com pessoas coletivamente, pensando e providenciando não apenas a redução de espaço para o adolescente, mas a criação e ampliação deste espaço.

Heldene Santos

 

 

Quer comentar este artigo? Envie um email para: praiadogostoso@gmail.com

Voltar ao site de São Miguel do Gostoso

 

As opiniões expressas nos artigos são da responsabilidade dos seus autores e não veiculam necessariamente a orientação do site www.praiadogostoso.com.

[Abril 2011]
Gostoso pela igualdade: uns mais iguais que outros

[Agosto 2010]
São Miguel do Gostoso: 17 anos de emancipação política

[Abril 2010]
O que é Justiça Social?

[Março 2010]
ONG realiza projeto de promoção e participação social de crianças, adolescentes e jovens em São Miguel do Gostoso

[Fevereiro 2010]
Quem resgatou a cultura popular de São Miguel do Gostoso?

[Dezembro 2009]
São Miguel do Gostoso na Justiça! Por quê?

[Novembro 2009]
Gostoso encanto

[Outubro 2009]
Gostoso: onde tem rosas tem espinhos 

[Setembro 2009]
São Miguel do Gostoso: Espaço para os adolescentes? Eis a questão! 

[Agosto 2009]
São Miguel do Gostoso realiza Encontro Municipal de Adolescentes

 

praiadogostoso@gmail.com
www.praiadogostoso.com - O site de São Miguel do Gostoso - desde 2005