Header image

São Miguel do Gostoso

RN/Brasil
charme - velejo
\
  
 
 
 
 
Blog
     
 

Ayurveda                   

Fernanda Güss (Surya Kendram)

 

 

 

 

 

 

Ayurveda e Saúde

Pitta dosha

(Próximo mês: Dosha apha)


Pitta é formado por fogo e água. Pessoas com predominância de Pitta têm estrutura mediana, musculatura definida e são calorentas - possuem as palmas das mãos, as solas dos pés e o rosto vermelhos. Possuem cabelos finos, alourados, castanhos ou ruivos. A pele é muito sensível com tendência a manchas, acne e espinhas. Têm muita sede e apetite, ótima digestão e tendência a ter o intestino mais solto; não apresentam variações drásticas de peso. São corajosas, falam alto e possuem temperamento irritável. O dosha Pitta controla o intelecto; são conhecidas no trabalho como workaholics e gostam de desafios.

Sua localização no trato gastro-intestinal é no intestino delgado. Sua sede principal é entre as regiões cardiaca e umbilical. O atributo específico de Pitta é a agudeza. Umbigo, estômago e intestino delgado, quilo (incluindo linfa), olhos e pele são localizações secundárias desse dosha.

No seu estado normal, Pitta responde pela digestão, pela conservaçäo da temperatura do corpo, a visão, a produção de fome, sede, pele, inteligência, coragem, valor e maciez (elasticidade) do corpo. Quando desequilibrado, este dosha confere à pessoa um caráter extremamente perfeccionista. Outros fatores psicológicos que sinalizam aumento de Pitta säo: raiva, inveja e ciúme excessivo. Muitas doenças inflamatórias podem surgir.

Pitta é o produto do metabolismo do sangue (Rakta Dhatu) e é responsável pela função central de transformação. Pitta é responsável pela formação de tecidos a partir dos alimentos, da água e do ar vindos do exterior. Controla as atividades metabólicas e é responsável por todas as secreções gastro-intestinais, enzimas e hormônios. Controla a temperatura de corpo, a fome, a sede, o medo, a ansiedade, a raiva e desejo sexual. É também responsável pela coragem, pela força de vontade e pela assimilação de conhecimento do mundo externo.

Pessoas com natureza Pitta - ou com desequilíbrio em Pitta - beneficiam-se de uma dieta moderadamente leve, fria e moderadamente seca para contrabalançar as qualidades principais de Pitta: peso (moderado), calor e oleosidade (moderada). Os sabores a serem priorizados são o doce, o amargo e o adstringente; salgado, ácido e picante devem ser reduzidos. Não ficar muito tempo sem comer e diminuir a quantidade de temperos são algumas recomendações importantes a serem seguidas.

Pitta é predominante dos 20 aos 60 anos, no meio do dia (das 10 às 14h), no meio da noite (22 às 2h) e no meio da digestão.

Fernanda Güss
Surya Kendram

 

Quer comentar este artigo? Envie um email para: praiadogostoso@gmail.com

Voltar ao site de São Miguel do Gostoso

 

As opiniões expressas nos artigos são da responsabilidade dos seus autores e não veiculam necessariamente a orientação do site www.praiadogostoso.com.

 

[Outubro 2010]
Pitta dosha

[Agosto 2010]
Biotipo Vata (Ar-Eter-Espaço)

[Maio 2010]
15 Dicas para viver uma vida mais consciente, plena e equilibrada

[Abril 2010]
Dinacharya - Rotina Diária

[Novembro 2009]
Da Primavera ao nosso Verão

[Setembro 2009]
Massagem em Ayurveda

[Agosto 2009]
Viva naturalmente

[Julho 2009]
Durma bem com Ayurveda

[Janeiro 2009]
Medicina Ayurveda x Massagem Ayurvedica

praiadogostoso@gmail.com
www.praiadogostoso.com - O site de São Miguel do Gostoso - desde 2005