Header image

São Miguel do Gostoso

RN/Brasil
charme - velejo
\
  
 
 
 
 
Blog
     
 

Ayurveda                   

Fernanda Güss (Surya Kendram)

 

 

 

 

 

 

Ayurveda e Saúde

Este mês: Biotipo Vata (Ar-Eter-Espaço)


O termo Vata deriva da raiz “Va” que significa movimento e sensação de estímulo. Conseqüentemente, Vata significa o fator no corpo humano que é responsável pelos movimentos e pela percepção. A energia de Vata é utilizada pelo corpo para os movimentos essenciais como a respiração, batimentos cardíacos, deglutição, excreção de produtos do metabolismo, e assim por diante.

No seu estado normal, Vata protege o corpo, confere entusiasmo (ímpeto, desejo), controla a expiração e a inspiração, todas as atividades do corpo, mente e fala, começo e fim dos impulsos de evacuar, urinar etc.. Manter os tecidos funcionando normal e adequadamente também são funções de Vata. Vata controla o arranjo de células e sua divisão, a formação de diferentes tecidos e a diferenciação de órgãos e sistemas.

Administra impulsos, como os dos órgãos dos sentidos para o cérebro e do cérebro aos órgãos motores; controla também a expulsão de fezes, urina, suor, fluido menstrual, sêmen e o feto (princípio da propulsão). Também controla os batimentos cardíacos e os movimentos gastro-intestinais, assim como as funções mais nobres do cérebro e da medula espinhal. Vata controla a mente e dá energia para executar todas as atividades corporais e mentais.

Dos três doshas, Vata é o mais poderoso e ele controla o funcionamento de Pitta e Kapha; é considerado o "rei dos doshas", como coloca bem Deepak Chopra em seu livro Saúde Perfeita, e é constituído por 2 elementos predominantes: ar e éter. Sua localização principal é abaixo da região umbilical. No trato gastro-intestinal está localizado no intestino grosso. Bexiga urinária, intestinos, pele, região pélvica, coxas, pernas e ossos são outros locais onde encontramos predominância de Vata.

As pessoas com constituição Vata são magras, friorentas, têm pouca musculatura e dificuldade para ganhar peso. Alguns sintomas de desequilíbrio de Vata seriam: pele seca e com tendência a ter rugas precocemente, tendência à constipação (prisão de ventre), insônia, nervosismo e ansiedade. Falta de concentração, “esquecimentos”, indecisão e menor resistência a infecções também são queixas freqüentes.

Pessoas com natureza Vata - ou com desequilíbrio em Vata - beneficiam-se de uma dieta pesada (nutritiva), quente e úmida para contrabalançar as qualidades principais de Vata: leveza, frio e secura (o atributo específico de Vata é “aspereza”). Os sabores a serem priorizados são o doce, o salgado e o ácido; amargo, adstringente e picante devem ser reduzidos. Comer em horários definidos, não ficar muito tempo sem comer e diminuir a ingestão de alimentos crus e frios são algumas recomendações importantes a serem seguidas. Vata predomina na velhice, à tarde (entre 14 e 18h), de madrugada (entre 2 às 6 h) e no final da digestão.

Fernanda Güss
Surya Kendram

 

Quer comentar este artigo? Envie um email para: praiadogostoso@gmail.com

Voltar ao site de São Miguel do Gostoso

 

As opiniões expressas nos artigos são da responsabilidade dos seus autores e não veiculam necessariamente a orientação do site www.praiadogostoso.com.

 

[Outubro 2010]
Pitta dosha

[Agosto 2010]
Biotipo Vata (Ar-Eter-Espaço)

[Maio 2010]
15 Dicas para viver uma vida mais consciente, plena e equilibrada

[Abril 2010]
Dinacharya - Rotina Diária

[Novembro 2009]
Da Primavera ao nosso Verão

[Setembro 2009]
Massagem em Ayurveda

[Agosto 2009]
Viva naturalmente

[Julho 2009]
Durma bem com Ayurveda

[Janeiro 2009]
Medicina Ayurveda x Massagem Ayurvedica

praiadogostoso@gmail.com
www.praiadogostoso.com - O site de São Miguel do Gostoso - desde 2005