Header image

São Miguel do Gostoso

RN/Brasil
charme - velejo
\
  
 
 
 
 
Blog
     
 

Ayurveda                   

Fernanda Güss (Surya Kendram)

 

 

 

 

 

 

Dinacharya

Aos queridos amigos e nossos clientes:

De tantas as vezes que nos indagavam; a qual o melhor horário de se comer isso ou aquilo, a que horas devo beber chazinho, a que horas se deve melhor fazer meditacao, porque nao adormece logo, como posso fazer melhor o meu Dosha funcionar....e, e muitas conversas se foram, durante os atendimentos e pós!

Aos amigos e aos clientes que connosco ficaram em contatos aqui, brechas se abrem.... Enfim, assim diante da grande procura sasonal e para uma eventual olhadinha, nos so Surya Kendram disponibilizamos o horário natural ( dinacharya) a estilo online.
.
Bem, nao sigam a pé, mas é mais ou menos isso ai: Entao Kaphas , Pittas e Vatas , andem na linha!!!

Jay Sri Bhanghawan Dhanwanthari!!!!!


Dinacharya é a palavra em sânscrito para rotina diária, 'Dia Din' e significa 'charya' significa seguir ou perto. A rotina diária recomenda uma boa higiene, exercício moderado, dieta saudável, a eliminação eficiente dos resíduos e uma perspectiva positiva mental. Ayurveda afirma que, para ser perfeitamente saudável, devemos ajustar os nossos corpos ao ciclo da natureza mestre. Todos os dias há dois ciclos de mudança:

De 6-6 e
De 6-6.

Dentro de cada ciclo, há períodos de 4 horas que são dominados por vata, pitta ou kapha energias. Temos também vata, pitta e kapha energias dentro de nossos corpos em diferentes dosagens e combinações assim que é bom se pudermos evitar as atividades que agravam o ciclo de vata, pitta, kapha.

Primeiro Ciclo
6-10 - Kapha
10-2 - Pitta
2-6 - Vata

Segundo Ciclo
6-10 - Kapha
10-2 - Pitta
2-6 - Vata

Portanto Dinacharya é basicamente uma programação diária ideal para nos acompanhar, que analisa os ciclos da natureza e mestre sugere vezes ideal para a realização de nossa rotina diária.
Levando em conta o exposto a rotina diária deve ser algo como isto:

Manhã
Levante-se cedo, 2 horas antes do nascer do sol é recomendável, se você não consegue que tentam 30 minutos antes. Este é o tempo que Vata é dominante, e é o momento mais doce e pura do dia e que ajuda a ajustar o
corpo com a natureza.

Beber 1-2 copos de água morna uma hora antes e uma hora depois de cada refeição, isso irá ajudar a estimular as suas entranhas a se mover.

Limpar os dentes e raspar a língua, ayurveda considera um revestimento em sua língua como uma indicação de toxinas no cólon.

Massage seu couro cabeludo, fronte, têmporas, mãos e pés por cinco minutos. Tome banho com água morna.

Fazer algum exercício breves 10 minutos é muito, ioga e exercícios de respiração é bom. Medite por cerca de 15 minutos.

Tomar um café da manhã composto por uma dieta equilibrada, de acordo com suas necessidades pessoais. Não inicie o seu trabalho ou actividades de negócio antes do café.

Após o café permitir 5 minutos para planejar o seu dia em seu diário, priorizar sua carga de trabalho.

Almoço
O almoço deve ser consumido entre 12 horas e 1 como este é o período de pico e Pitta Pitta é responsável pela digestão. Ayurveda recomenda que o almoço será a maior refeição do dia. Tente comer alimentos frescos e fazer um esforço consciente para comer, concentre-se sobre a forma como os gostos alimentares e na plena mastigar seu alimento.


Caminhe um pouco para ajudar a digestão.

Noite
6 - Se você trabalha tipo físico você deve gastar 20 minutos a fazer ioga relaxamento ou meditação, se seu trabalho não é física, em seguida, 20 minutos de exercício físico seria benéfica. Refeição da noite, isto deve ser mais leve que o almoço e deve ser tomada a
7.

Uma curta caminhada para ajudar à digestão depois do jantar.
Por do sol é a hora de oração ou meditação é um momento especial do equilíbrio entre dia e noite e é o melhor momento do dia para reflexão. Antes de dormir abrir seu diário e marque o trabalho que você tiver concluído, tudo o que foi deixado ou não cumpridos adicione para outro dia.

Isto ajudará organizam a sua mente para lhe permitir um sono mais repousante.

Hora de ir a cama em torno de 10 é o ideal.

Fernanda Güss
Surya Kendram

 

Quer comentar este artigo? Envie um email para: praiadogostoso@gmail.com

Voltar ao site de São Miguel do Gostoso

 

As opiniões expressas nos artigos são da responsabilidade dos seus autores e não veiculam necessariamente a orientação do site www.praiadogostoso.com.

 

[Junho 2010]
Responsabilidade e o ciclo de nossa alimentação

[Maio 2010]
15 Dicas para viver uma vida mais consciente, plena e equilibrada

[Abril 2010]
Dinacharya - Rotina Diária

[Novembro 2009]
Da Primavera ao nosso Verão

[Setembro 2009]
Massagem em Ayurveda

[Agosto 2009]
Viva naturalmente

[Julho 2009]
Durma bem com Ayurveda

[Janeiro 2009]
Medicina Ayurveda x Massagem Ayurvedica

praiadogostoso@gmail.com
www.praiadogostoso.com - O site de São Miguel do Gostoso - desde 2005