Header image

São Miguel do Gostoso

RN/Brasil
charme - velejo
\
  
 
 
 
 
Blog
     
 

Ayurveda                   

Fernanda Güss (Surya Kendram)

 

 

 

 

 

 

Da Primavera ao nosso Verão

 

O ano é dividido em seis estações relativas ao progresso do sol indo ora em direção ao norte ora ao sul. Esta é uma particularidade da divisão do tempo, das estações no calendário védico adicionando-se duas estações os quatro clássicas estações conhecidas para os ocidentais. Estas seis estações são:

sisira, fim do Inverno
sarada, Outono
varsa, estação chuvosa
grisma, Verão
vasanta, Primavera
hemanta, início do Inverno

Durante vasanta, Primavera, o kapha acumulado é liqüefeito e jatharagni é diminuído. Nesta fase, a prática controlada de emesis é sugerida e os alimentos ácidos, doce, pesados e úmidos são contra-indicados. Atividade física, o uso do óleo e a aplicação de substâncias refrescantes aos olhos são aconselháveis.

Em grisma, Verão, a ingestão de alimentos doces, frios, líquidos e levemente oleosos é indicada para compensar os efeitos do sol e do tempo quente. A pessoa ainda deverá abster-se de alimentos salgados, azedos, picantes de muito quentes. O exercício físico deve ser diminuído ou retirado e a pessoa deveria dormir sob os raios da lua. Deve-se procurar desfrutar de ambientes cujo cenário seja composto por água fresca, jardins e flores. Nesta fase também é sustentado nas escrituras que o intercurso sexual é desaconselhado.

Como acreditar que o calor faz mudar o nosso corpo, nossa mente e nossa energia. Quando qualquer um dos cinco elementos, Ar, Fogo, Terra, Água e Éter estão em excesso em nosso organismo, existe o que chamamos de desarmonia. A desarmonia mais comum na época do Verão é o excesso do elemento Fogo, causando irritabilidade nas pessoas, problemas de pele e estomago.

A Alimentação e os hábitos de vida são determinantes na busca de harmonia do organismo durante o verão. Deve-se evitar a ingestão de comidas quentes e picantes, gordurosos e as carnes em geral, principalmente a bebida alcoólica que é muito ingerida no verão principalmente a cerveja, que tem a idéia de frescor quando está sendo ingerida, mais depois de ingerida ela aumenta em demasia o elemento fogo do nosso organismo, é um grande risco de desarmonia do dosha Pitta, produzindo alguns excessos tais como: azia, calor, suor excessivo, acne e distúrbios dermatológicos, queda de cabelos, excesso de acidez estomacal, irritabilidade, intolerância e raiva.

Alimentos frescos e líquidos refrescantes são muito indicados durante esta época do ano. Os sabores refrescantes, segundo a medicina ayurveda, são o doce, o amargo e o sabor adstringente, como a lentilha, o caqui e o caju. É muito indicada a ingestação de suco de frutas e legumes e verduras cruas na forma de saladas com temperos refrescantes, assim como o cominho, hortelã, erva doce, salsinha, cebolinha, orégano, manjericão e coentro.

Algumas pessoas não toleram o calor do verão ou de outros dias do ano, se sentindo mais irritadas e incomodadas. Nestes dias para as essas pessoas a ordem é moderação, tranqüilidade, nas tarefas do dia, se possível em horários e locais frescos, principalmente quando falamos em exercícios físicos. A natação e o yoga são perfeitos para o verão, assim como o surf e outras atividades que envolvam a água. Durante o Verão um estado de tranqüilidade e calmaria é o que o nosso organismo precisa durante os dias da estação.

Os hábitos deverão ser bem controlados durante o verão evitando o excesso, a prática do yoga deve ser realizada com uma ênfase maior nas posturas calmantes e pranayamas que tragam frescor ao corpo. A meditação no nascer e ao por do sol é muito bom durante essa época do ano, pois faz o organismo se ajustas com os horários da natureza e deixa sua mente tranqüila e serene, recebendo a energia do grande sol central, mantras calmos e que tragam harmonia ao organismo sempre é bem vindo.

Buscando na natureza iremos encontrar diversos elementos que possam ajudar a harmonizar nosso organismo no verão, as ervas é um desses elementos que podemos utilizar através de infusões, chás e banhos ou através de óleos dessas ervas na forma de massagem abhyanga ou banho com óleos.

Existem centenas de plantas medicinais que podem nos auxiliar. A primeira característica que essa planta deve ter é ter sua potência fria, para que possa ajudar a diminuir o calor. As mais conhecidas são o hortelã, camomila, pétalas de hibisco ou rosa, capim-limão, eucalipto podem ser utilizados como chás, para serem saboreados frios ou levemente quentes.Podemos tomar chás diferentes todos os dias, é bom lembrar que após fazer o chá, consumir em 24 horas. Algumas folhas podem ser usadas nas saladas e nos alimentos como o hortelã ou manjericão e também as frutas, como o abacaxi e o limão, dando um sabor único e especial.

A Massagem ayurveda abhyanga é muito indicada nesta época do ano, sempre utilizando óleos vegetais puros com potencia refrescante, procure um de nossos profissionias do surya kendram e iremos fazer sua avaliacao detalhada. Estamos à sua disposicao!

O Ayurveda e suas dicas fantasticas!

Para ter uma pele fresca, triture 6 ameixas fervidas e junte uma colher de chá de óleo de Amêndoa. Aplicar sobre a pele, cobrindo esta mistura com gaze de algodão. Morangos também funcionam divinamente. Deixar por 15 minutos e enxaguar com água fria.

A ingestão de água fresca durante varias vezes por dia sempre é indicado, e para as pessoas que sentem muito calor, uma boa dica é receber muito banho de Lua.

Segundo a visão dos antigos rishis que escreveram os grandes e milenares tratados do ayurveda, o ser humano deve seguir um estilo de vida saudável, coerente com as suas necessidade individuais e nunca deve deixar de ouvir os sinais internos para alcançar os seus objetivos. Nos tratados sempre é falado que o ser humano deve ter uma vida de sabedoria, equilíbrio e devoção.

Fernanda Güss
Surya Kendram

 

Quer comentar este artigo? Envie um email para: praiadogostoso@gmail.com

Voltar ao site de São Miguel do Gostoso

 

As opiniões expressas nos artigos são da responsabilidade dos seus autores e não veiculam necessariamente a orientação do site www.praiadogostoso.com.

 

[Junho 2010]
Responsabilidade e o ciclo de nossa alimentação

[Maio 2010]
15 Dicas para viver uma vida mais consciente, plena e equilibrada

[Abril 2010]
Dinacharya - Rotina Diária

[Novembro 2009]
Da Primavera ao nosso Verão

[Setembro 2009]
Massagem em Ayurveda

[Agosto 2009]
Viva naturalmente

[Julho 2009]
Durma bem com Ayurveda

[Janeiro 2009]
Medicina Ayurveda x Massagem Ayurvedica

praiadogostoso@gmail.com
www.praiadogostoso.com - O site de São Miguel do Gostoso - desde 2005