Header image

São Miguel do Gostoso

RN/Brasil
charme - velejo
\
  
 
 
 
 
Blog
     
 

Ayurveda                   

Fernanda Güss (Surya Kendram)

 

 

 

 

 

 

Massagem em Ayurveda

 

Segundo o Ayurveda, as massagens clássicas ocupam uma posição de destaque nos tratamentos de nosso corpo.

O Abhyanga, que significa “ato de untar o corpo” é o ponto central desta prática terapêutica. Na Índia, observam-se várias seqüências que variam de região para região. O processo é extremamente simples, acessível e normalmente aplicado sobre o droni e que pode ser adaptado para 1 ou mais terapeutas ao mesmo tempo.

O interesse pela massagem tem aumentado continuamente, principalmente pelos benefícios que ela produz. O corpo mantém-se calmo, a mente aquieta-se, os sistemas linfáticos e sanguíneos se harmonizam restabelecendo o bom funcionamento dos complexos capilares e linfáticos.

A busca pela massagem normalmente vem pelo relaxamento ou fortalecimento do corpo, músculos e tecido adiposo; mas um grande benefício é a liberação de toxinas. Antes de tudo é devido verificar/determinar a constituição da pessoa.

O objetivo da massagem deve ser definido segundo uma comparação entre Prakruti e Vikriti - sua natureza e estado atual do paciente. A partir daí a terapia ideal será determinada e o uso do óleo e ervas agregadas.

Os óleos no Ayurveda atuam como material de extrema importância, devido ao aspecto personalizado, ajustado aos diferentes bio-tipos.

De longe, o óleo de gergelim é o óleo com maior numero de referencias e citações clássicas. O que é importante lembrar, é que o óleo para tratar quadros de Vata e/ou compatíveis com Vata Prakriti deve ser harmônico com as propriedades recomendadas para Vata.

Os óleos com potencia quente são indicados para Vata e Kapha, enquanto que os óleos com propriedades refrescantes são ótimos para Pitta. Munido destas importantes ferramentas, a determinação constitucional e os óleos compatíveis para cada constituição, o massoterapeuta ou profissional estará praticando Ayurveda, pois sem personalizar o atendimento rompe-se com o desejo básico do Ayurveda.

Fernanda Güss
Surya Kendram

 

Quer comentar este artigo? Envie um email para: praiadogostoso@gmail.com

Voltar ao site de São Miguel do Gostoso

 

As opiniões expressas nos artigos são da responsabilidade dos seus autores e não veiculam necessariamente a orientação do site www.praiadogostoso.com.

 

[Junho 2010]
Responsabilidade e o ciclo de nossa alimentação

[Maio 2010]
15 Dicas para viver uma vida mais consciente, plena e equilibrada

[Abril 2010]
Dinacharya - Rotina Diária

[Novembro 2009]
Da Primavera ao nosso Verão

[Setembro 2009]
Massagem em Ayurveda

[Agosto 2009]
Viva naturalmente

[Julho 2009]
Durma bem com Ayurveda

[Janeiro 2009]
Medicina Ayurveda x Massagem Ayurvedica

praiadogostoso@gmail.com
www.praiadogostoso.com - O site de São Miguel do Gostoso - desde 2005