Header image

São Miguel do Gostoso

RN/Brasil
charme - velejo
\
  
 
 
 
 
Blog
     
 

Ayurveda              

Fernanda Güss (Surya Kendram)

 

 

 

 

 

 

Medicina Ayurveda x Massagem Ayurvedica

Há algum tempo venho pensando em como esclarecer um assunto, que tem criado alguma confusao. Apesar da medicina Ayurveda existir ha mais de 5.000 anos, aqui no Ocidente, em especial no Brasil ela é um tema novo.



Nos ultimo anos quatro anos temos visto a divulgacao crescente sobre Ayurveda em publicacoes, entrevistas na mídia impressa e falada; o que e excelente para atrair cada vez mais interessados no assunto. Entretanto, e a massagem quem recebe mais interessados e adeptos e por isso tem gerado interpretacoes equivocadas. Muitas pessoas pensam que o ayurveda e apenas esta massagem aplicada no chao. Esta prática tem inumeros discipulos e foi denominada Ayurvedica.


Muito efetiva, tem inumeras indicacoes e otimos resultados. E indiscutivel a sua eficiencia
relaxante. Entretanto, esta massagem tao divulgada aqui no Brasil, como na Italia e Portugal onde atuo, e um estilo criado por uma indiana chamada Kusum Modak, que vive em Pune, India. Esta massagem e um mix do Thai yoga ( com alongamentos e postura de yoga passiva), acupressura e uso de oleo. Esta senhora criou seu proprio estilo e vem ensinando ha varios anos a muitas pessoas, que a divulgam pelo mundo. Os alongamentos atuam como uma fisioterapia muito boa em certos casos.

Recentemente Kussum Modak esteve no Brasil ( Sao Paulo) e quando foi questionada sobre os Doshas, oleos indicados para cada um, etc. ela demonstrou indignacao total, pois ela mesma confirmou que sua massagem NADA tem a ver com Ayurveda, que ela nao nao leva em conta a questao de Doshas ou qualquer assunto relacionado a Ayurveda. Ela ensina manobras. Mostrou decepcao e ate pergutou e gostaria de saber quem estava fazendo isso com o seu metodo. Portanto, esta massagem que tem sido tao divulgada no Brasil como massagem Ayurvedica, deveria receber outro nome, inclusive algo autorizado por sua criadora talvez.

Acho importante esclarecer e que isso cada vez mais divulgado, que muitos mestres criam os seus estilos de massagem, como o Harish Johari por exemplo, com outras manobras. Ha tambem a massagem energetica ou rejuvenescedora estilo de Kerala ( sul da India), chamada chavutti e aplicada com os pes, como tambem a Kalarypayattu vinda das martes marciais Indianas integrada a Sidda.


Assim muitas massagens surgiram e tem otimas aplicacoes, mas e imprescindivel esclarecer, que a medicina Ayurveda vai muito alem disso; em sua tradicao nos tratamentos panchakarmas, sequer utiliza nada parecida com essa massagem feita de manobras de thai-yoga. Nos profissionais ayurvedicos, aplicamos abhyanga e os tratamentos todos feitos na drhoni nao ha indicacao de pos de ervas como Vekandi para todas as pessoas, como e de uso, pois pode agravar o desequilibrio em alguns casos.

E preciso uma analise detalhada antes de qualquer procedimento,para saber qual oleo indicado, se e apropriado ou uso de po e quais outros procedimentos, shirodhara nao e para qualquer um e existe procedimentos serios a ser seguido; periodo, estacoes e indivualizado. Dai os anos de estudos e pratica acompanhada de vaydas ou profissionais dedicados ao Ayurveda.

Portanto a medicina nao exclui a importancia desta massagem contanto que ela seja tambem feita por um profissional competente, mas e algo diferente e requer maior analise antes de qualquer atendimento.

 
   

 

Comentário de Rildo Nacif

Olá,

Meu nome é Rildo Nacif e hoje vi no seu blog um esclarecimento muito legal e que a grande maioria não sabe sobre a massagem Ayurvedica.

Já tive um espaço aí em Natal (clínica Biofisio) e agora estou no RJ, mas aqui tb observo essa não discriminação por parte dos ensinadores e massoterapeutas, que passam óleo de cozinha ou qualquer coisa que escorregue sem dar a mínima para um dos componentes principais dessa técnica, o óleo. Conte comigo para tentar esclarecer mais essas pessoas, pois não é uma tarefa fácil.

Parabéns e obrigado por escrever esse tópico

 

 

Quer comentar este artigo? Envie um email para: praiadogostoso@gmail.com

Voltar ao site de São Miguel do Gostoso

 

As opiniões expressas nos artigos são da responsabilidade dos seus autores e não veiculam necessariamente a orientação do site www.praiadogostoso.com.

 

[Junho 2010]
Responsabilidade e o ciclo de nossa alimentação

[Maio 2010]
15 Dicas para viver uma vida mais consciente, plena e equilibrada

[Abril 2010]
Dinacharya - Rotina Diária

[Novembro 2009]
Da Primavera ao nosso Verão

[Setembro 2009]
Massagem em Ayurveda

[Agosto 2009]
Viva naturalmente

[Julho 2009]
Durma bem com Ayurveda

[Janeiro 2009]
Medicina Ayurveda x Massagem Ayurvedica

praiadogostoso@gmail.com
www.praiadogostoso.com - O site de São Miguel do Gostoso - desde 2005