Header image

São Miguel do Gostoso

RN/Brasil
charme - velejo
\
  
 
 
 
 
Blog
     
 

Atitude - Muito Mais Gostoso

Além de jornalista, Emanuel Neri é empreendedor do Turismo em São Miguel do Gostoso

Verão de São Miguel do Gostoso foi movimentado e cheio de atrações

              

 

 

 

 

 

A temporada de verão 2010 em São Miguel do Gostoso foi ótima – ou está sendo ótima, pois ainda não terminou – sob todos os aspectos. A começar pela grande movimentação de turistas –todas as pousadas operaram com quase 100% de ocupação, os bares e restaurantes também funcionaram bem e, o mais importante, tudo aconteceu dentro de uma tranqüilidade impressionante. Até o esquema de segurança, que antes andava prá lá de capenga, desta vez funcionou. O governo estadual disponibilizou uma força policial para vigiar a cidade e dar tranqüilidade à população e aos turistas que nos visitam.

       Outros acontecimentos também contribuíram para o êxito da nossa temporada de verão. Um deles foi uma longa reportagem sobre São Miguel do Gostoso, na segunda semana de janeiro, no Bom Dia Brasil –um dos telejornais de maior audiência da TV Globo. Dois outros fatos, estes da área artística, também marcaram ponto nosso verão. O primeiro foi o Escambo, um movimento de teatro de rua, que reúne artistas de várias partes do Brasil, e que chegou a São Miguel do Gostoso no dia 15 de janeiro, ocupando literalmente a cidade. Eram quase 300 artistas.

      Durante três dias, estes artistas fizeram espetáculos de teatro, dança e música, muitos deles simultâneos, em vários pontos da cidade e em distritos do município. Foi um acontecimento incrível, com forte repercussão na mídia do Estado. O teatrólogo Amir Haddad, bastante conhecido no meio artístico brasileiro, acompanhou este movimento, participando de alguns espetáculos e dando palestras para a população local e para os demais integrantes do Escambo. Prefeitura, pousadas e população –principalmente jovens-- contribuíram para o êxito deste evento.

    Outro importante evento artístico foi a exposição da artista plástica Nair Kremer, de São Paulo,  no TEAR, um espaço sócio-cultural da cidade. Há dois anos, Nair coordenou em São Miguel do Gostoso o Projeto Beleza Pura, utilizando conceitos da arte-educação para estimular os jovens locais a praticarem atividades artísticas. Utilizando material local --como pedras, troncos de árvores, equipamentos de pesca e mosaicos --, estes jovens fizeram trabalhos artísticos que ocuparam vários pontos da cidade. Agora, Nair voltou a São Miguel do Gostoso para fazer uma exposição de fotografias retratando esta experiência.

      Mas a atividade artística no verão de São Miguel do Gostoso não parou por aí. O Espaço Talismã, na Praça dos Anjos, uma espécie de marco zero de São Miguel do Gostoso, reuniu artistas de várias partes do país em espetáculos noturnos maravilhosos. Shows, espetáculos de teatros e de danças animaram as noites do Talismã. Pergunto: que cidade do porte de São Miguel do Gostoso é capaz de reunir tantas atividades artísticas em uma única temporada?

      Fora da atividade artística, ponto também para pousadeiros e a Prefeitura local que se reuniram mais de uma vez para discutir problemas da cidade e do turismo local. Recolhimento do lixo das praias, restrição e disciplinamento do barulho de bares e casas noturnas, segurança da cidade e proibição do trânsito automotivo nas praias urbanas de São Miguel do Gostoso –tudo isso entrou na pauta destas discussões. O resultado destas reuniões foi imediato, com iniciativas da Prefeitura para resolver muito destes problemas.

      Não tenho dúvidas de que São Miguel do Gostoso terá um futuro brilhante no turismo do Nordeste do Brasil. É cada vez maior o número de investimentos chegando, com novas pousadas e restaurantes se instalando na cidade. Além de ótimas pousadas, já temos também um excelente parque gastronômico. Agora, é só saber administrar este crescimento, escolher um perfil adequado para o nosso destino turístico –um turismo de esporte, lazer e para quem quer relaxar do trabalho e se desligar do estresse das grandes cidades.

       É esta a fórmula certa.  Se soubermos ir por este caminho, vamos chegar muito longe. Vamos atrair cada vez mais investimentos, aumentar a arrecadação do município, dar mais empregos e renda para a cidade  --enfim, atrair mais e mais turistas e se desenvolver. Tudo isso tem que ser feito de forma bastante consciente e ordenada para que São Miguel do Gostoso não perca o seu charme, não se deteriore socialmente e não se desconfigure urbanisticamente, respeite a natureza e o meio-ambiente -- e que sua população mantenha esta enorme simpatia com os visitantes,um ponto altíssimo das atrações da cidade.

 

 

 

 
     

Quer comentar este artigo? Envie um email para: praiadogostoso@gmail.com

As opiniões expressas nos artigos são da responsabilidade dos seus autores e não veiculam necessariamente a orientação do site www.praiadogostoso.com.

 

[Abril 2011] "São Miguel do Gostoso", o filme, faz pensar

[Março 2011] Sinais de maturidade e equilíbrio em São Miguel do Gostoso

[Janeiro 2011] São Miguel do Gostoso se desenvolve, mas ainda tem desafios

[Agosto 2010] São Miguel do Gostoso começa a se mexer

[Março 2010] Vamos nos mobilizar contra a violência e o descaso do Estado

[Fevereiro 2010]
Verão de São Miguel do Gostoso foi movimentado e cheio de atrações

[Janeiro 2010]
Segurança é dever do Estado

[Outubro 2009]
Mais uma da turma do barulho

[Agosto 2009]
Prá não dizer que não falei das flores – e das borboletas

[Julho 2009]
Bem que o Conselho da Criança e do Adolescente deveria entender melhor a questão do barulho

[Junho 2009]
Sebrae ajuda São Miguel do Gostoso a melhorar seu turismo

[Abril 2009]
Problemas de uma cidade que cresce, mas que precisam ser enfrentados

[Fevereiro 2009]
Quando todos se unem, é bem mais fácil resolver

[Janeiro 2009]
São Miguel do Gostoso consolida perfil de turismo cool

[Outubro 2008]
Chegou a hora de levar o nosso turismo a sério

[Janeiro 2008]
São Miguel do Gostoso cresce com qualidade

[Janeiro 2007]
São Miguel do Gostoso tem verão com defesa ambiental

[Outubro 2006]
São Miguel do Gostoso, modelo de preservação social e ambiental

[Agosto 2006]
Querem vender a Ponta do Santo Cristo

[Junho 2006]
Aterro das nossas lagoas é grave crime ambiental

[Maio 2006]
Imprensa brasileira dá visibilidade a São Miguel do Gostoso

[Março 2006]
Vamos discutir nosso meio ambiente

[Janeiro 2006]
Muito Mais Gostoso

Fãs de Gostoso


     
  Gostoso na mídia
 
 

praiadogostoso@gmail.com
www.praiadogostoso.com - O site de São Miguel do Gostoso - desde 2005