Header image

São Miguel do Gostoso

RN/Brasil
charme - velejo
\
  
 
 
 
 
Blog
     
 

Atitude - Muito Mais Gostoso

Além de jornalista, Emanuel Neri é hoteleiro em São Miguel do Gostoso

Prá não dizer que não falei das flores – e das borboletas 

              





Cheguei há alguns dias de férias de uma semana em São Miguel do Gostoso, na segunda quinzena de julho. É incrível como nesta época do ano tudo lá é muito mais bonito. Embora a estação de chuvas acabe por prejudicar um pouco o nosso turismo, esta é sem dúvidas a estação mais linda que temos: tudo muito verde e agradável, a temperatura amena, as lagoas cheias, a vegetação exuberante, o colorido das flores, o mar paradão --com pouco vento, mas sempre verde --, e aquele sol enorme e alaranjado se pondo dentro do mar. E tudo isso sem contar as milhares de borboletas amarelas e os chamados zig-zig – espécie de libélulas que, nesta época do ano, invadem a região.

 

 

 

 

 

 

 

               O ideal seria que São Miguel do Gostoso permanecesse sempre assim –sem as chuvas, é claro. Mas tudo muda a partir de agosto. Aí começa a temporada de verão e de vento, que deixa a água do mar menos verde, o ar mais seco e quente, tansformando as nossas praias em um dos melhores locais do país –e de todo o mundo – para a prática do kit e windsurfe.  A cidade já se prepara para esta temporada. É a época que começam a chegar velejadores do Brasil e de outros países para surfar nos nossos ventos. A temporada local promete esquentar em novembro, quando se realiza ali um Meeting de fabricantes de equipamentos para esportes à vela, em especial kit e windsurfe.

                 O verão deste ano promete muito. Além do Meeting de esportes à  vela –que lotará todas as pousadas e reunirá as principais marcas do kit e windsurfe de vários países, em especial da Alemanha – São Miguel do Gostoso também se prepara para outro grande acontecimento. Trata-se do Festival Gastronômico, que vai se realizar pela primeira vez na cidade. É organizado pela mesma equipe que promove festivais semelhantes em outras regiões do Estado, como o de Martins –na região serrana potiguar --, do Seridó, de Pipa e até o de Natal. Este importante evento, que dará grande visibilidade à nossa culinária, deve ser realizado em outubro ou novembro.    

                 Mas o que promete mesmo no verão que está começando é a altíssima temporada do final do ano e o do ano novo. Muitas pousadas já estão lotadas para este período. A cada ano, novas festas de reveillón são organizadas na cidade – a principal delas é a que é organizada por Gustavo Tittoto e pela Pousada dos Ponteiros. No ano passado, contou com a participação de quase 300 pessoas. É uma festa badaladíssima, com queima de fogos, ceia, DJs –e muita gente bonita. Com festas por toda a cidade, inclusive em áreas públicas, São Miguel do Gostoso faz um dos reveillóns mais animados de todo o litoral potiguar. A cada ano mais gente procura a praia nesta época.

Segurança – um problema para ser resolvido

                 Bom, mas para não dizer que não falei só de flores –nem de borboletas e zig-zigs -- quero chamar mais uma vez a atenção para a questão da segurança pública em nossa cidade. Por mais que se tenha reclamado aos órgãos estaduais responsáveis pela segurança, nada tem sido feito em São Miguel do Gostoso. E a situação só piorou nos últimos tempos. A cidade só tem policiamento – mesmo assim, com poucos policiais – aos sábados e domingos. No restante da semana, não há um único policial na cidade. Isso aumenta o risco de pequenos roubos e outras ocorrências similares –o risco para a população e turistas, sem policiamento, é a ocorrência de eventos mais graves.

                 Segurança pública, segundo a Constituição do nosso país, é um direto do cidadão e um dever do Estado. Então temos que nos mobilizar para fazer com que nossas autoridades tenham mais cuidado com São Miguel do Gostoso. Foi pensando nisso que uma reunião de pousadeiros resolveu agir, redigindo uma Carta Aberta às Autoridades, para ser enviada ao governo do Estado, ao Ministério Público, à Assembléia Legislativa, além de ser publicada nos principais veículos de comunicação potiguares. Trata-se de um alerta às autoridades e à sociedade sobre os permanentes riscos que, sem policiamento, estamos vivendo. Queremos evitar o que ocorreu em Pipa, no início deste ano, quando um turista sueco foi assassinado, durante um assalto.

 

 
     

Quer comentar este artigo? Envie um email para: praiadogostoso@gmail.com

As opiniões expressas nos artigos são da responsabilidade dos seus autores e não veiculam necessariamente a orientação do site www.praiadogostoso.com.

 

[Abril 2011] "São Miguel do Gostoso", o filme, faz pensar

[Março 2011] Sinais de maturidade e equilíbrio em São Miguel do Gostoso

[Janeiro 2011] São Miguel do Gostoso se desenvolve, mas ainda tem desafios

[Agosto 2010] São Miguel do Gostoso começa a se mexer

[Março 2010] Vamos nos mobilizar contra a violência e o descaso do Estado

[Fevereiro 2010]
Verão de São Miguel do Gostoso foi movimentado e cheio de atrações

[Janeiro 2010]
Segurança é dever do Estado

[Outubro 2009]
Mais uma da turma do barulho

[Agosto 2009]
Prá não dizer que não falei das flores – e das borboletas

[Julho 2009]
Bem que o Conselho da Criança e do Adolescente deveria entender melhor a questão do barulho

[Junho 2009]
Sebrae ajuda São Miguel do Gostoso a melhorar seu turismo

[Abril 2009]
Problemas de uma cidade que cresce, mas que precisam ser enfrentados

[Fevereiro 2009]
Quando todos se unem, é bem mais fácil resolver

[Janeiro 2009]
São Miguel do Gostoso consolida perfil de turismo cool

[Outubro 2008]
Chegou a hora de levar o nosso turismo a sério

[Janeiro 2008]
São Miguel do Gostoso cresce com qualidade

[Janeiro 2007]
São Miguel do Gostoso tem verão com defesa ambiental

[Outubro 2006]
São Miguel do Gostoso, modelo de preservação social e ambiental

[Agosto 2006]
Querem vender a Ponta do Santo Cristo

[Junho 2006]
Aterro das nossas lagoas é grave crime ambiental

[Maio 2006]
Imprensa brasileira dá visibilidade a São Miguel do Gostoso

[Março 2006]
Vamos discutir nosso meio ambiente

[Janeiro 2006]
Muito Mais Gostoso

Fãs de Gostoso


     
  Gostoso na mídia
 
 

praiadogostoso@gmail.com
www.praiadogostoso.com - O site de São Miguel do Gostoso - desde 2005