Header image

São Miguel do Gostoso

RN/Brasil
charme - velejo
\
  
 
 
 
 
Blog
     
 

Atitude - Muito Mais Gostoso                      

Emanuel Neri, jornalista

 

São Miguel do Gostoso cresce com qualidade

Foto: Matthias Gotz              





É impressionante o salto de qualidade dado no último ano por São Miguel do Gostoso. Quem passou algum tempo sem ir lá, fica impressionado com o crescimento da cidade –mas é bom registrar, antes que alguém fique preocupado, que este crescimento se deu de forma ordenada, sem desfiguar a cidade. Hoje São Miguel do Gostoso já conta com mais de 10 boas e charmosas pousadas, além de 15 opções de bares, cafés e restaurantes –todos de excelente qualidade. No início deste ano, a cidade ganhou seu primeiro Guia Gastronômico. Há opções para todos os gostos –de culinária regional a crepes suiços e pratos mexicanos.

 

 

 

 

 

 

 

 


Agora é torcer para que São Miguel do Gostoso continue crescendo dentro deste modelo de desenvolvimento, sem jamais perder o charme e as características que a tornaram um dos novos e promissores points do turismo nordestino. É claro que aqui e ali aparecem abusos. É uma nova residência que faz um deck de piscina sobre uma área de lagoa, que deve ser preservada, ou da derrubada de coqueiros sem que a Prefeitura local exerça uma fiscalização mais eficaz --o ideal é que cada coqueiro que tenha que ser derrubado seja substituído por outros três. Mas a população local já está se mobilizando para evitar estes pequenos deslizes.

Foto: Danielli Dantas

No início deste ano, uma audiência pública, realizada na Câmara Municipal, discutiu todos estes problemas e estabeleceu limites para que São Miguel do Gostoso cresça sem destruir sua natureza. Trata-se do Projeto Orla, coordenado pelo Instituto de Desenvolvimento e do Meio Ambiente (Idema) do Rio Grande do Norte e pelo Patrimônio Histórico da União. Foi criado um Conselho de Moradores para acompanhar e fiscalizar estas normas, o que significa o crescimento ordenado da cidade. Ao mesmo tempo, a Prefeitura local dá continuidade à elaboração do Plano Diretor, que vai disciplinar todo o  espaço público de São Miguel do Gostoso.

Foto: Dirceu Bellizi

Como vocês podem ver, o crescimento de São Miguel do Gostoso não foi só no seu tamanho –foi, fundamentalmente, um crescimento para cima, positivo e qualitativo. A cidade começa a ter consciência do que é e do que pretende ser. Esta evolução também ocorreu em outras esferas, como a da criatividade artística. Durante três dias, no início de janeiro deste ano, ocorreu na cidade o projeto “Beleza Pura”. Foi um banho de arte e cultura para a população local, especialmente para jovens e adolescentes que aderiram ao projeto. O resultado do ”Beleza Pura” pode ser visto nas ruas da cidade.

Foto: www.praiadogostoso.com

O “Beleza Pura” foi coordenado pela artista plástica Nair Kremer, de São Paulo, que trabalha com a prática educacional conhecida por arte e educação. Trata-se de um conceito segundo o qual todo o ser humano é dotado de criatividade artística –basta estimular esta criatividade para que criações artísticas floresçam. Nair e a população local fizeram intervenções artísticas e ergueram esculturas e outra sobras de arte, todas feitas com objetos e matéria prima local. Uma dessas esculturas, batizada de “Desequilíbrio”, foi erguida, na praia do Maceió, com covos –espécie de gaiolas usadas para pescar lagosta.

Foto: www.praiadogostoso.com

É sensacional que acontecimentos deste tipo estejam ocorrendo em São Miguel do Gostoso. O resultado de tudo isso é que cada vez mais a cidade se firma como alternativa de um turismo saudável, equilibrado, recomendado por importantes veículos de comunicação do país. A revista Veja, em sua edição especial “O Melhor do Brasil”, apontou São Miguel do Gostoso como o melhor novo destino do Nordeste. A revista Men’s Health, a bíblia das academias de ginástica, escolheu a cidade como uma das 10 melhores praias do país para quem quer juntar práticas esportivas com boa alimentação, estrutura de lazer e áreas de relaxamento.

Foto: Dirceu Bellizi

São Miguel do Gostoso está no caminho certo. Resta à sua população –e às muitas pessoas que, mesmo não morando lá, adoram a cidade – a vigilância permanente deste modelo de desenvolvimento ordenado e equilibrado.

 

Quer comentar este artigo? Envie um email para: praiadogostoso@gmail.com

 

Artigo anterior - "São Miguel do Gostoso, modelo de preservação social e ambiental"

Voltar ao site de São Miguel do Gostoso

 

As opiniões expressas nos artigos são da responsabilidade dos seus autores e não veiculam necessariamente a orientação do site www.praiadogostoso.com.

 

[Abril 2011] "São Miguel do Gostoso", o filme, faz pensar

[Março 2011] Sinais de maturidade e equilíbrio em São Miguel do Gostoso

[Janeiro 2011] São Miguel do Gostoso se desenvolve, mas ainda tem desafios

[Agosto 2010] São Miguel do Gostoso começa a se mexer

[Março 2010] Vamos nos mobilizar contra a violência e o descaso do Estado

[Fevereiro 2010]
Verão de São Miguel do Gostoso foi movimentado e cheio de atrações

[Janeiro 2010]
Segurança é dever do Estado

[Outubro 2009]
Mais uma da turma do barulho

[Agosto 2009]
Prá não dizer que não falei das flores – e das borboletas

[Julho 2009]
Bem que o Conselho da Criança e do Adolescente deveria entender melhor a questão do barulho

[Junho 2009]
Sebrae ajuda São Miguel do Gostoso a melhorar seu turismo

[Abril 2009]
Problemas de uma cidade que cresce, mas que precisam ser enfrentados

[Fevereiro 2009]
Quando todos se unem, é bem mais fácil resolver

[Janeiro 2009]
São Miguel do Gostoso consolida perfil de turismo cool

[Outubro 2008]
Chegou a hora de levar o nosso turismo a sério

[Janeiro 2008]
São Miguel do Gostoso cresce com qualidade

[Janeiro 2007]
São Miguel do Gostoso tem verão com defesa ambiental

[Outubro 2006]
São Miguel do Gostoso, modelo de preservação social e ambiental

[Agosto 2006]
Querem vender a Ponta do Santo Cristo

[Junho 2006]
Aterro das nossas lagoas é grave crime ambiental

[Maio 2006]
Imprensa brasileira dá visibilidade a São Miguel do Gostoso

[Março 2006]
Vamos discutir nosso meio ambiente

[Janeiro 2006]
Muito Mais Gostoso

Fãs de Gostoso


     
  Gostoso na mídia
 
 

praiadogostoso@gmail.com
www.praiadogostoso.com - O site de São Miguel do Gostoso - desde 2005