Header image

São Miguel do Gostoso

RN/Brasil
charme - velejo
\
  
 
 
 
 
Blog
     
 

Atitude - Muito Mais Gostoso                      

Emanuel Neri, jornalista

 

São Miguel do Gostoso tem verão com defesa ambiental

              


Trânsito na praia??
Não, obrigado!

Começa a surtir efeito a pregação que temos feito, aqui neste espaço, em favor do meio ambiente de São Miguel do Gostoso. São muitas as mensagens que tenho recebido manifestando apoio à nossa campanha em benefício da natureza, como a defesa da Ponta do Santo Cristo, a proibição de tráfego pelas praias urbanas da cidade, a preservação de dunas e lagoas e contra a construção de empreendimentos imobiliários (como o resort Pedra D’Santo Cristo), ligados a grupos estrangeiros, que não têm o menor respeito pelo meio-ambiente do nosso país.

 

 

Reproduzo uma mensagem do ambientalista Dirceu Bellizzi, do Rio de Janeiro, que nos fez o seguinte alerta:

 

“...pesquisando na internet, descobri o site da corretora de Natal www.imobiliariabrasil.com , na página 4 vendem 2 terenos em Gostoso que atravessam a lagoa e vão até a praia. Aquela área tem que ser tombada e protegida. Não é possível querer lotear a lagoa e entrar pela areia da praia adentro !!! Acho uma temática muito séria !!! Essa mania imobiliária de se apropriar de áreas que devem ser protegidas para o bem público.”

 

Assim com Dirceu, centenas de pessoas –de São Miguel do Gostoso e de outras cidades, mas que conhecem nossa bela praia – estão de olhos bem abertos na nossa proteção ambiental. É preciso ficar bem atento e pôr a boca no mundo, tão logo se presencie qualquer agressão à nossa natureza. É preciso ficar mais alerta ainda a partir de agora, neste final de ano/início de um novo ano, quando aumenta o número de pessoas que nos visitam. Atenção especial com o lixo. São Miguel do Gostoso tem que continuar sendo incluída na relação das praias mais limpas do Brasil.

 

Gostoso na mídia nacional

Definitivamente, São Miguel do Gostoso conquistou em 2006 um lugar de grande destaque na mídia nacional. Em sua edição da último dia 26/12, o jornal O Estado de S. Paulo – um dos mais importantes jornais do país -- deu grande destaque a esta praia do litoral norte/oeste potiguar, apontando-a como um dos novos points de maior destaque do turismo nordestino. “O lado mais Gostoso do Nordeste”, diz o título da reportagem. “Praias pouco exploradas e perfeitas para esportes náuticos, histórias e sossego em São Miguel do Gostoso (RN)”, diz o subtítulo da matéria jornalística. São Miguel do Gostoso foi objeto este ano de reportagens em importantes veículos nacionais de comunicação, sempre ressaltando a beleza de suas praias, o melhor local do país para a prática de esportes náuticos (wind e kitesurf), além de ser uma opção pelo turismo de sossego, sem muvucas. Isso, sem dúvida, nos traz uma grande vantagem em relação a outras praias.

 

    Cadê o sinal do celular?

 

Por incrível que pareça, São Miguel do Gostoso vai começar mais uma alta temporada de verão sem sinal de telefonia celular. É inacreditável que isso aconteça, especialmente quando esta praia torna-se cada vez mais uma opção para turistas de todas as partes do Brasil e de vários países. Em termos de telefonia móvel, estamos na idade da pedra. Cadê a Prefeitura, que não tem manifestado maiores esforços para convencer as operadoras de celular (TIM, Claro e Oi) a estenderem seus sinais à nossa praia? Por iniciativa de pousadeiros, um abaixo-assinado circula pela cidade pedindo o sinal do celular. O jornalista Cassiano Arruda Câmara, da coluna “Roda Viva”, do Diário de Natal, em comentário bastante pertinente –e interessante --, comentou que, em termos de comunicação celular, São Miguel do Gostoso ainda está no tempo em que a expedição do navegador português Gaspar de Lemos chegou às nossas praias, em 1501. E o pior é que isso é pura verdade!

 

    Mais pousadas, mais empregos

 

São Miguel do Gostoso recebe nesta temporada de verão duas novas pousadas –a Casa de Taipa e a Porto do Trapiá – no meio do ano, já tinha chegado a Vila Bacana. São todos empreendimentos muito bem-vindos, que juntam-se a outros estabelecimentos do gênero que funcionam por aqui há algum tempo. Novas pousadas devem ser sempre muito bem recebidas pela nossa população, pois além de serem novas opções para os turistas que escolhem São Miguel do Gostoso para passar suas férias, são também novas oportunidades de emprego e de renda para a população. Com mais de dez estabelecimentos hoteleiros, São Miguel do Gostoso já é uma praia que, proporcionalmente ao seu tamanho, conta com ótima infra-estrutura turística e tem opções para todos os gostos –e bolsos. Além disso, grande parte deles são considerados pousadas de charme. Isso é muito bacana!   

   

 

Quer comentar este artigo? Envie um email para: praiadogostoso@gmail.com

 

Artigo anterior - "São Miguel do Gostoso, modelo de preservação social e ambiental"

Voltar ao site de São Miguel do Gostoso

 

As opiniões expressas nos artigos são da responsabilidade dos seus autores e não veiculam necessariamente a orientação do site www.praiadogostoso.com.

 

[Abril 2011] "São Miguel do Gostoso", o filme, faz pensar

[Março 2011] Sinais de maturidade e equilíbrio em São Miguel do Gostoso

[Janeiro 2011] São Miguel do Gostoso se desenvolve, mas ainda tem desafios

[Agosto 2010] São Miguel do Gostoso começa a se mexer

[Março 2010] Vamos nos mobilizar contra a violência e o descaso do Estado

[Fevereiro 2010]
Verão de São Miguel do Gostoso foi movimentado e cheio de atrações

[Janeiro 2010]
Segurança é dever do Estado

[Outubro 2009]
Mais uma da turma do barulho

[Agosto 2009]
Prá não dizer que não falei das flores – e das borboletas

[Julho 2009]
Bem que o Conselho da Criança e do Adolescente deveria entender melhor a questão do barulho

[Junho 2009]
Sebrae ajuda São Miguel do Gostoso a melhorar seu turismo

[Abril 2009]
Problemas de uma cidade que cresce, mas que precisam ser enfrentados

[Fevereiro 2009]
Quando todos se unem, é bem mais fácil resolver

[Janeiro 2009]
São Miguel do Gostoso consolida perfil de turismo cool

[Outubro 2008]
Chegou a hora de levar o nosso turismo a sério

[Janeiro 2008]
São Miguel do Gostoso cresce com qualidade

[Janeiro 2007]
São Miguel do Gostoso tem verão com defesa ambiental

[Outubro 2006]
São Miguel do Gostoso, modelo de preservação social e ambiental

[Agosto 2006]
Querem vender a Ponta do Santo Cristo

[Junho 2006]
Aterro das nossas lagoas é grave crime ambiental

[Maio 2006]
Imprensa brasileira dá visibilidade a São Miguel do Gostoso

[Março 2006]
Vamos discutir nosso meio ambiente

[Janeiro 2006]
Muito Mais Gostoso

Fãs de Gostoso


     
  Gostoso na mídia
 
 

praiadogostoso@gmail.com
www.praiadogostoso.com - O site de São Miguel do Gostoso - desde 2005