Header image

São Miguel do Gostoso

RN/Brasil
charme - velejo
\
  
 
 
 
 
Blog
     
 

Atitude - Muito Mais Gostoso                      

Emanuel Neri, jornalista

 

São Miguel do Gostoso, modelo de preservação social e ambiental

              


Trânsito na praia??
Não, obrigado!

Olhem que coisa bacana. A população de São Miguel do Gostoso começa a se movimentar para proibir o trânsito nas nossas praias urbanas. A medida, mais que positiva, foi discutida na Câmara Municipal com a  presença de vereadores, ambientalistas e pessoas da comunidade que decidiram acabar com esta maluquice do trânsito nas praias. Andar de carro na praia representa um alto risco para banhistas, especialmente para crianças, além de ser uma interferência de mau gosto que polui e maltrata as belas praias de São Miguel do Gostoso. Lugar de carro é nas estradas, nas ruas pavimentadas e não na beira da praia.

 

 

          A idéia é desviar o trânsito das praias para as ruas da cidade. O trecho que ficará interditado ao tráfego de veículos começa na praia do Santo Cristo, próximo á Pousada do Gostoso. A partir dali, os veículos –mesmo aqueles que estão apenas passando na orla, em direção a outras praias – serão desviados para as ruas. Os carros só voltarão à orla na praia do Maceió, depois da Pousada dos Ponteiros. O ideal é que este desvio se alongasse até o final da cidade, mas não existe acesso à praia naquela área. A proibição do trânsito nas praias é uma medida mais do que oportuna e deve ter o apoio de toda a nossa comunidade.

 

         É comum ver motoristas dirigindo na praia, em alta velocidade, completamente embriagados. Imaginem o risco que a população corre diante desses irresponsáveis. Além disso, o desvio do trânsito para as ruas é uma medida que beneficia o comércio da cidade. Pela orla, parte dos veículos –principalmente os que se dirigem a outras praias – passam direto, em alta velocidade, sem parar. Nas ruas da cidade, esses veículos param para que seus ocupantes possam comprar alguma coisa, como comida e bebida. Se isso não bastasse, eles terão oportunidade de conhecer melhor a simplicidade e a beleza da cidade.

 

          Chegou a hora de toda a população de São Miguel do Gostoso apoiar esta medida.

 

          Outra decisão interessante para São Miguel do Gostoso –e que já foi objeto de análise nesta coluna – é a criação da Área de Preservação Ambiental da Ponta do Santo Cristo. A secretária de Turismo, Nara Neri, informa que em outubro haverá mais uma audiência pública na cidade para discutir esta questão. Idema e Patrimônio Histórico da União estarão presentes. Criar a APA do Santo Cristo é sinal de maturidade ambiental de São Miguel do Gostoso. Principal cartão postal da cidade, a Ponta do Santo Cristo também funciona como uma espécie de obstáculo para que as dunas invadam São Miguel do Gostoso, a exemplo do que ocorre em praias próximas, como São Bento e Caiçara do Norte.

 

           São Miguel do Gostoso deve ficar bem atenta para todos os riscos e ameaças ambientais ao nosso município. Uma coisa que tem acontecido com freqüência é o aterro de parte da lagoa do Cardeiro para que proprietários que compraram terrenos ali aumentem, espertamente, suas áreas para construção. Isso é crime ambiental. Lagoas e rios são patrimônios da união e não podem sofrer qualquer tipo de agressão. As construções que avançam na beira da praia igualmente são agressões à natureza que precisam ser evitadas –felizmente, o Patrimônio Histórico da União tem sido bastante atento para esta questão.

 

            A população de São Miguel do Gostoso está de parabéns pelo cuidado que tem tratado a nossa natureza. A limpeza da cidade, o controle do lixo, a preservação de coqueiros gigantes e de dunas  –tudo isso comprova como a cidade cuida de seu meio ambiente e de sua história. Qualquer pessoa que chegue aqui fica impressionado com estas questões –basta comparar a cidade com outras vizinhas, para ver a diferença com que cuidamos da nossa natureza. Um exemplo: São Miguel do Gostoso tem crescido muito nos últimos anos, mas não tem se desfigurado. Tudo isso é motivo de muito orgulho para todos nós. É importante que continuemos assim. Já podemos dizer que somos um modelo de convivência social e ambiental para ser seguido por outras cidades do Estado e do país.   

 

Quer comentar este artigo? Envie um email para: praiadogostoso@gmail.com

 

Artigo anterior - "Querem vender a Ponta do Santo Cristo"

Voltar ao site de São Miguel do Gostoso

 

As opiniões expressas nos artigos são da responsabilidade dos seus autores e não veiculam necessariamente a orientação do site www.praiadogostoso.com.

 

[Abril 2011] "São Miguel do Gostoso", o filme, faz pensar

[Março 2011] Sinais de maturidade e equilíbrio em São Miguel do Gostoso

[Janeiro 2011] São Miguel do Gostoso se desenvolve, mas ainda tem desafios

[Agosto 2010] São Miguel do Gostoso começa a se mexer

[Março 2010] Vamos nos mobilizar contra a violência e o descaso do Estado

[Fevereiro 2010]
Verão de São Miguel do Gostoso foi movimentado e cheio de atrações

[Janeiro 2010]
Segurança é dever do Estado

[Outubro 2009]
Mais uma da turma do barulho

[Agosto 2009]
Prá não dizer que não falei das flores – e das borboletas

[Julho 2009]
Bem que o Conselho da Criança e do Adolescente deveria entender melhor a questão do barulho

[Junho 2009]
Sebrae ajuda São Miguel do Gostoso a melhorar seu turismo

[Abril 2009]
Problemas de uma cidade que cresce, mas que precisam ser enfrentados

[Fevereiro 2009]
Quando todos se unem, é bem mais fácil resolver

[Janeiro 2009]
São Miguel do Gostoso consolida perfil de turismo cool

[Outubro 2008]
Chegou a hora de levar o nosso turismo a sério

[Janeiro 2008]
São Miguel do Gostoso cresce com qualidade

[Janeiro 2007]
São Miguel do Gostoso tem verão com defesa ambiental

[Outubro 2006]
São Miguel do Gostoso, modelo de preservação social e ambiental

[Agosto 2006]
Querem vender a Ponta do Santo Cristo

[Junho 2006]
Aterro das nossas lagoas é grave crime ambiental

[Maio 2006]
Imprensa brasileira dá visibilidade a São Miguel do Gostoso

[Março 2006]
Vamos discutir nosso meio ambiente

[Janeiro 2006]
Muito Mais Gostoso

Fãs de Gostoso


     
  Gostoso na mídia
 
 

praiadogostoso@gmail.com
www.praiadogostoso.com - O site de São Miguel do Gostoso - desde 2005