Header image

São Miguel do Gostoso

RN/Brasil
charme - velejo
\
  
 
 
 
 
Blog
     
 

Atitude

Muito Mais Gostoso                      

                         

Emanuel Neri, jornalista

 

 

 

          Inicialmente, gostaria de agradecer ao site www.praiadogostoso.com pelo convite para escrever em suas páginas de notícias. Apesar da enorme experiência jornalística nas páginas de importantes jornais e revistas do país, é com grande satisfação que escrevo para o primeiro site de São Miguel do Gostoso. Minha idéia é fazer deste espaço um palanque de idéias e de opiniões – daí a escolha do nome da nossa coluna. Atitude significa dar idéias, assumir posições, emitir opiniões, cobrar realizações do poder público (governos, prefeitura). Muito Mais Gostoso fica por conta do delicioso nome da nossa praia –vocês conhecem algum nome de cidade mais charmoso e apetitoso do que São Miguel do Gostoso? Então é isso!!! Estamos abertos a sugestões, críticas, opiniões. Queremos Atitude de todos os que moram e freqüentam São Miguel do Gostoso.

Para a nossa primeira coluna, abordo um assunto que incomoda –e põe em risco -- as muitas pessoas que freqüentam nossa praia. Trata-se do trânsito de veículos na nossa orla urbana, que já devia ter sido proibido há muito tempo.

Vamos ao que interessa:

            

 

                 Fim do trânsito na praia, para evitar acidentes graves

 

              

 

 

 



Trânsito na praia: perigo!

A exemplo de outras cidades de litoral, São Miguel do Gostoso também está enfrentando um problema sério com o trânsito, especialmente de bugues, nas nossas praias. A comunidade, com o apoio da Prefeitura, precisa urgentemente encontrar soluções para isso. A praia é para a atividade dos pescadores, para os banhistas, para quem quer passear e fazer caminhadas e praticar esportes --jamais para tráfego de veículos. Vocês já pensaram no risco que corremos, especialmente as crianças, se esse trânsito enlouquecido e cada vez mais intenso continuar em nossas praias? E com um agravante: muitos desses motoristas dirigem completamente embriagados e, pior, em alta velocidade.

 

               O nosso Rio Grande do Norte está cheio de casos de acidentes causados por veículos nas praias. Quem não se lembra de uma família inteira que foi destroçada por um motorista de bugue, totalmente bêbado, na praia de Jenipabu?  Para evitar que coisas horrorosas como essas ocorram em São Miguel do Gostoso, temos que agir rapidamente. Nossa proposta é que a Prefeitura ponha placas na praia proibindo o trânsito e transferindo todo o tráfego de veículos para o perímetro urbano da cidade. O trânsito só deve voltar à orla bem depois da cidade, nas áreas desabitadas. Mas para que isso dê certo é necessário que cada um de nós cobre ações da Prefeitura, fiscalize e reclame dos motoristas que estejam dirigindo na praia.

               Definir as normas de proibição de trânsito na praia é tarefa da Prefeitura –com a palavra, o prefeito Miguel Teixeira. Mas, para que se obtenha êxito na pressão contra a Prefeitura, é fundamental que toda a comunidade de São Miguel do Gostoso esteja atenta, cobrando ações e ajudando a fiscalizar este tipo de prática de alto risco, além de orientar os motoristas a redirecionarem seus veículos para a área urbana da cidade. Vocês sabiam que se o trânsito for desviado para as ruas da cidade, vai aumentar a venda do nosso comércio ? Sempre vai ter alguém parando para tomar um refrigerante e comer alguma coisa.  É nas ruas da cidade onde há estradas e vias, áreas adequadas para o tráfego de veículos automotivos (inclusive motos). Este é o nosso desafio. Vamos participar desta campanha e exigir da Prefeitura que acabe definitivamente com o trânsito de veículos nas nossas praias urbanas?    

 

[Abril 2011] "São Miguel do Gostoso", o filme, faz pensar

[Março 2011] Sinais de maturidade e equilíbrio em São Miguel do Gostoso

[Janeiro 2011] São Miguel do Gostoso se desenvolve, mas ainda tem desafios

[Agosto 2010] São Miguel do Gostoso começa a se mexer

[Março 2010] Vamos nos mobilizar contra a violência e o descaso do Estado

[Fevereiro 2010]
Verão de São Miguel do Gostoso foi movimentado e cheio de atrações

[Janeiro 2010]
Segurança é dever do Estado

[Outubro 2009]
Mais uma da turma do barulho

[Agosto 2009]
Prá não dizer que não falei das flores – e das borboletas

[Julho 2009]
Bem que o Conselho da Criança e do Adolescente deveria entender melhor a questão do barulho

[Junho 2009]
Sebrae ajuda São Miguel do Gostoso a melhorar seu turismo

[Abril 2009]
Problemas de uma cidade que cresce, mas que precisam ser enfrentados

[Fevereiro 2009]
Quando todos se unem, é bem mais fácil resolver

[Janeiro 2009]
São Miguel do Gostoso consolida perfil de turismo cool

[Outubro 2008]
Chegou a hora de levar o nosso turismo a sério

[Janeiro 2008]
São Miguel do Gostoso cresce com qualidade

[Janeiro 2007]
São Miguel do Gostoso tem verão com defesa ambiental

[Outubro 2006]
São Miguel do Gostoso, modelo de preservação social e ambiental

[Agosto 2006]
Querem vender a Ponta do Santo Cristo

[Junho 2006]
Aterro das nossas lagoas é grave crime ambiental

[Maio 2006]
Imprensa brasileira dá visibilidade a São Miguel do Gostoso

[Março 2006]
Vamos discutir nosso meio ambiente

[Janeiro 2006]
Muito Mais Gostoso

Fãs de Gostoso


     
  Gostoso na mídia
 
 

praiadogostoso@gmail.com
www.praiadogostoso.com - O site de São Miguel do Gostoso - desde 2005