Header image

São Miguel do Gostoso

RN/Brasil
charme - velejo
\
  
 
 
 
 
Blog
     
 

AMJUS: conheça a mais nova ONG de Gostoso
            

Ariclenes Silva     





Mais uma Organização Não Governamental se destaca com ações em São Miguel do Gostoso. A Associação de Meio Ambiente, Cultura e Justiça Social (AMJUS) vem articulando a realização de um conjunto de projetos que deve fazer diferença, contribuindo e acrescentando às ações do município no que diz respeito ao desenvolvimento social dos adolescentes e registro da cultura. Por este motivo, acho merecedor divulgar esse trabalho.

 

 

 

 

 

 

 

Em entrevista, a galera fala, e por ter havido várias falas no momento com o grupo, não será identificado por pessoas, mas pela própria Organização:

O que é a AMJUS?

A AMJUS é uma associação de pessoas (amigos e amigas), organização não governamental, sem fins lucrativos que tem a missão de contribuir com o desenvolvimento social de crianças, adolescentes e jovens utilizando estratégias de educação, cultura e comunicação.

Quem compõe a AMJUS?

Atualmente, e desde a sua fundação em janeiro de 2009, a AMJUS conta com 10 membros, sendo, um estudante de informática, um estudante de História, dois estudantes de Pedagogia, um estudante em aperfeiçoamento na área de Meio Ambiente, uma bióloga, três pedagogos e dois técnicos em enfermagem, sendo que um dos pedagogos é também técnico em enfermagem.

Como se deu a estruturação do grupo?

O grupo se articulou, inicialmente, como grupo de teatro e com apoio e assessoria das ONGs Canto Jovem e Coletivo Leila Diniz, ambas de Natal (RN), se institucionalizou como Organização Não Governamental. Sua estruturação segue recomendações da Conferência Internacional de População e Desenvolvimento; da Lei Federal nº 9.970/99, das diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente e dos Parâmetros Curriculares Nacionais.

O que motivou a institucionalização da Organização?

A AMJUS é, sobretudo, gente de casa. Estudantes e profissionais que nasceram e cresceram correndo nas areias de Gostoso, amigos da infância e da adolescência, e que insistem em contribuir com os cuidados com sua comunidade, uma terra que, em que pese à exuberância de sua beleza natural e o esforço de muitos cidadãos e dos governos, em seus 16 anos, na lista da ONU, é a SEGUNDA cidade de MAIS BAIXO IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do Estado do Rio Grande do Norte, no nordeste do Brasil.

Essa realidade, como não poderia se diferente, provoca inquietação nas pessoas e desperta para o senso de responsabilidade social. Sabe-se que, como já foi dito por muitos cientistas sociais, que jamais um povo conquistará a segurança e a justiça sem a intervenção do Estado e que, portanto, jamais o Estado garantirá a qualidade de vida e a equidade social sem a iniciativa e a boa recepção da sociedade. A liberdade, o desenvolvimento e a igualdade se constroem a partir da ação de todos.

Quais são as maiores dificuldades enfrentas pela Organização?

A desconfiança. Imagine que, pessoas que nasceram e cresceram em Gostoso, no momento que se mobilizam para ajudar na arrumação de sua própria casa provoca inquietação num significativo número de pessoas, e muitas vezes, naquelas que deveriam estimular a ação. A desconfiança. No mais a AMJUS já obteve apoio de outras ONGs, em 2009, Canto Jovem e Leila Diniz, agora em 2010, apoio da CESE e do Inter Redes, em 2011 possivelmente Canto Jovem, além da Prefeitura de Gostoso, como já foi dito e a parceria da demais ONGs locais.

Que ações a AMJUS desenvolve?

Na perspectiva de alcançar a realização de seus objetivos, AMJUS vem se articulando esforços na realização de alguns projetos. Tanto para seu fortalecimento como Organização do Terceiro Setor, coisa que não é fácil nos primeiros três anos, como para a produção de bons frutos na comunidade. Para isso conta com o apoio de outras ONGs, Pessoas da comunidade de São Miguel do Gostoso e o Poder Público Municipal que tem apoiado não só a AMJUS, mas também as demais Organizações da cidade.

A AMJUS possui verbas definidas?

A AMJUS não tem recursos definidos e nem sede própria. Se reune nos mais diferentes espaço da cidade e seus recursos financeiros são provenientes de algumas doações e contribuições dos próprios membros.

Como a AMJUS vê e analisa a situação do IDH do município?

A AMJUS, assim como também demonstra toda a organização do município, não vê motivo para se sentir pequeno por isso. Pois que esse índice é fruto do passado e a responsabilidade de hoje é com o índice de amanhã e São Miguel do Gostoso já está fazendo muito por isso. E, neste contexto, a AMJUS junto a seus parceiros, faz questão de fazer sua parte e contribuir para um São Miguel cada vez mais Gostoso.

Como são desenvolvidas essas ações pelos membros da AMJUS?

A galera da AMJUS estuda, têm seus trabalhos, alguns são servidores públicos... Projetos da AMJUS são ações voluntárias, “coisa pessoal” de cada membro desenvolvida nas horas vagas, um sábado à noite, hora do almoço, feriado e etc., porém planejado no conjunto da Organização.

O que a AMJUS desenvolve atualmente?

  1. Mobilização e participação juvenil

Projeto Ecoar Atitudes – Encadeamento de um conjunto de ações com o objetivo de elaborar indicadores sociais para a realização de projetos sociais para adolescentes. O projeto tem início com uma pesquisa através da qual são entrevistados 717 adolescentes de todo município, a discussão dos indicadores com os adolescentes em rodas de conversa com grupos focais e a consolidação de idéias para os indicadores com a realização de um encontro municipal de adolescentes. O processo de elaboração dos indicadores, além de ser desenvolvido numa perspectiva de participação social dos adolescentes, na medida em que participa ação, trata ainda de questões como saude sexual e reprodutiva, drogas e drogadição e estatuto da criança e do adolescente.

  1. Promoção e resgate da cultura

Projeto Cidade da Cultura –  Este projeto consiste em pesquisas e registro de bens imaterias da comunidade. Através das ações deste projeto a AMJUS busca resgatar através dos moradores mais antigos manifestações folclóricas, como a Capelinha de Melão do Gostoso e o Pastoril da comunidade Baixinha dos França e, desenvolver documentos contextualizando os folguedos com a história da comunidade e descrevendo as danças passo-a-passo de modo a servir como material educativo e de promoção da cultura.

Desse modo é que existe a AMJUS, num conjunto de ações voluntárias, que a cada dia amadurece o grupo enquanto planeja, realiza e estuda. E, mesmo que ainda seja uma ação para as horas vagas, com certeza deixará sua marca na história de um povo.

  1. Comunicação

Na perspectiva da comunicação, além deste site (www.amjus.org.br), a AMJUS com um microdocumentário em elaboração sobre a participação juvenil e, a ser confeccionada uma revista que deverá conter dados sobre a juventude brasileira e de São Miguel do Gostoso, indicadores sociais e tratar de temas como saude sexual e reprodutiva, drogas e drogadição e direitos da criança e do adolescente.

Para quem se interessar por mais informações sobre a AMJUS o que deve fazer?

Acessar nosso site, www.amjus.org.br, ou fazer contato pelo e-mail, amjus@amjus.org.br
 
 
 

 

 

Quer comentar este artigo? Envie um email para: praiadogostoso@gmail.com

Artigo anterior - "Beleza aliada a Cidadania"

Voltar ao site de São Miguel do Gostoso

 

As opiniões expressas nos artigos são da responsabilidade dos seus autores e não veiculam necessariamente a orientação do site www.praiadogostoso.com.

 

[Outubro 2010] AMJUS: conheça a mais nova ONG de Gostoso

[Maio 2010]
O ensino médio em São Miguel do Gostoso reflete o descaso do Estado com a educação

[Março 2010]
O grupo de teatro Nós na Rua é cultura viva em São Miguel do Gostoso 

[Janeiro 2010]
O Projeto Batuque do Gostoso vem abrilhantando momentos e se tornando sonhos de crianças em São Miguel do Gostoso

[Dezembro 2009]
Cursos técnicos e graduações ao alcance da população gostosense no Instituto Federal de Educação

[Agosto 2009]
O Programa Trilhas Potiguares mais uma vez em São Miguel Do Gostoso

[Julho 2009]
Vivo e Claro em São Miguel do Gostoso

[Abril 2009]
Conselho Tutelar em São Miguel do Gostoso

[Fevereiro 2009]
Beleza aliada a Cidadania

 

praiadogostoso@gmail.com
www.praiadogostoso.com - O site de São Miguel do Gostoso - desde 2005