Header image

São Miguel do Gostoso

RN/Brasil
charme - velejo
\
  
 
 
 
 
Blog
     
 

O grupo de teatro Nós na Rua é cultura viva em São Miguel do Gostoso
            

Ariclenes Silva     





Há três anos o Pe. Fábio dos Santos, chegou a São Miguel do Gostoso e trouxe consigo uma janela de oportunidades, o Coletivo de Direitos Humanos, Ecologia, Cultura e Cidadania – CDHEC. Em agosto de 2007, tomou a iniciativa de criação do Projeto Espaço Tear e a partir dessa semente brotou uma grande vitória, o grupo de teatro Nós na Rua.

 

 

 

 

 

 

 

 

O grupo é composto por 20 adolescentes da comunidade, que se reúnem aos sábados no Espaço Tear (www.tearcultura.blogspot.com/) com a arte-educadora Patrícia Caetano na qual faz o trabalho de aprimoramento e de seus fundamentos sobre teatro de rua.

       Esses jovens protagonistas realizam várias peças teatrais, geralmente nas ruas da cidade, mas também em escolas, pousadas e eventos. Suas peças são escritas de acordo com estudos realizados sobre a cultura local, os contos populares e temas como: ética, cidadania, meio ambiente, direitos e deveres da sociedade (são os principais assuntos abordados em suas representações).

       A história do Espaço Tear tem inicio com esses jovens, quando os professores Felippo Rodrigo e Patrícia Caetano, atores engajados nos movimentos socioculturais que levam a arte cênica aos diversos cantos do estado e do Brasil, e membros do teatro de Rua Bando La trupe, conseguiram repassar para os meninos do “Nós na Rua” as ferramentas necessárias e a maneira correta de manuseá-las para desenvolver uma boa performance em suas apresentações, aflorando seus sentimentos e emoções através dos olhares, falas e expressões corporais. Sem dúvida, eles fizeram a diferença na construção desses novos atores e futuros educadores do teatro de Rua em São Miguel do Gostoso.

       Hoje os adolescentes que participam do grupo são disseminadores da cidadania na comunidade, servem de espelho e interlocução para a população em defesa da justiça ambiental, cultural e social e têm uma perspectiva de vida diferente, que visualizam e buscam uma formação educacional e social voltada aos valores éticos e humanos, servindo assim, de exemplo para os demais. Jovens de atitude, que criam e recriam, que levam a arte nos olhos e nas faces pintadas, sem medo, que deixam suas casas para ir às ruas manifestarem suas emoções, sentimentos e desejos de amor, alegria, paz e igualdade social. Eles conquistaram o respeito e orgulho de Gostoso por suas belíssimas apresentação e ações realizadas em favor da arte, cultura e cidadania na comunidade. No decorrer do tempo, devido a muita prática, eles ganharam experiências que os tornaram mais criativos, dinâmicos e expressivos. Ainda assim, precisam desenvolver muito, mas, sem dúvida, conseguem se manifestar maravilhosamente sem deixar o telespectador insatisfeito.

       Para a comunidade, uma iniciativa igual a essa tem uma grande participação no desenvolvimento educacional e cultural de seus jovens, sem mencionar que esses adolescentes terão uma probabilidade menor de se deixar levar pelos rumos da droga, prostituição e violência. Dessa forma o projeto passa a formar cidadãos inseridos e preocupados com as ações construtivas que levam a uma prática saudável da cidadania. É a arte que transcende as boas novas para a população de São Miguel do Gostoso.

 

 

Quer comentar este artigo? Envie um email para: praiadogostoso@gmail.com

Artigo anterior - "Beleza aliada a Cidadania"

Voltar ao site de São Miguel do Gostoso

 

As opiniões expressas nos artigos são da responsabilidade dos seus autores e não veiculam necessariamente a orientação do site www.praiadogostoso.com.

 

[Outubro 2010] AMJUS: conheça a mais nova ONG de Gostoso

[Maio 2010]
O ensino médio em São Miguel do Gostoso reflete o descaso do Estado com a educação

[Março 2010]
O grupo de teatro Nós na Rua é cultura viva em São Miguel do Gostoso 

[Janeiro 2010]
O Projeto Batuque do Gostoso vem abrilhantando momentos e se tornando sonhos de crianças em São Miguel do Gostoso

[Dezembro 2009]
Cursos técnicos e graduações ao alcance da população gostosense no Instituto Federal de Educação

[Agosto 2009]
O Programa Trilhas Potiguares mais uma vez em São Miguel Do Gostoso

[Julho 2009]
Vivo e Claro em São Miguel do Gostoso

[Abril 2009]
Conselho Tutelar em São Miguel do Gostoso

[Fevereiro 2009]
Beleza aliada a Cidadania

 

praiadogostoso@gmail.com
www.praiadogostoso.com - O site de São Miguel do Gostoso - desde 2005