Header image

São Miguel do Gostoso

RN/Brasil
charme - velejo
\
  
 
 
 
 
Blog
     
 

O Projeto Batuque do Gostoso vem abrilhantando momentos e se tornando sonhos de crianças em São Miguel do Gostoso
            

Ariclenes Silva     





O Batuque do Gostoso é um projeto de autoria do arte-educador Heldene da Silva Santos, (vi isso num certificado concedido pela Prefeitura, assinado pela Secretária de Educação e pelo Prefeito Municipal) que em março de 2008 apresentou ao município e foi adotado na Escola Municipal Coronel Zuza Torres.

 

 

 

 

 

 

 

 

O Projeto atende um grupo de crianças e adolescentes com o trabalho educacional através da música no estilo de percussão e tem sido presença marcante em todos os eventos do município levantando o astral da galera ao som da batida dos tambores.

     É um dos grandes projetos realizados pelos santos de casa. Segundo, Heldene, também coordenador do projeto, desde o início contou com uma grande madrinha, a Sra. Elba Alves Silva Teixeira, primeira-dama, que desde o primeiro momento deu toda atenção e todo possível “mão na massa” para que esta ação acontecesse. Hoje o projeto é realizado numa parceria da Secretaria Municipal de Educação junto a Escola Municipal Cel. Zuza Torres e a Secretaria Municipal de Ação Social, sob a coordenação de Heldene da Silva Santos e o arte-educador Neilson Gomes da Silva, também conselheiro tutelar no município que tem feito um trabalho brilhante na harmonização da arte com a educação.

     O projeto tem a proposta de promoção de um espaço de direito a uma educação com metodologia diferenciada de interação, de harmonização, de desenvolvimento e de aprendizagem de modo que possibilite aos participantes a apreciação da música popular brasileira, de ritmos afro-brasileiros, da vivência da ética e da cidadania. Atualmente, o Batuque do Gostoso é um espaço que representa o sonho de muitas crianças que, infelizmente, não podem participar devido às limitações estruturais do Projeto.

     No seu repertório musical, os meninos e as meninas do Batuque, resgatam junto aos públicos através da musicalidade a reflexão sobre o preconceito, a discriminação, a afetividade, a forma de como o mundo trata o meio ambiente. O grupo até já teve a oportunidade de fazer a sua brilhante apresentação na Feira Internacional de Artes –  FIART, em Natal, capital do Estado, neste ano de 2009.  

 

Quer comentar este artigo? Envie um email para: praiadogostoso@gmail.com

Artigo anterior - "Beleza aliada a Cidadania"

Voltar ao site de São Miguel do Gostoso

 

As opiniões expressas nos artigos são da responsabilidade dos seus autores e não veiculam necessariamente a orientação do site www.praiadogostoso.com.

 

[Outubro 2010] AMJUS: conheça a mais nova ONG de Gostoso

[Maio 2010]
O ensino médio em São Miguel do Gostoso reflete o descaso do Estado com a educação

[Março 2010]
O grupo de teatro Nós na Rua é cultura viva em São Miguel do Gostoso 

[Janeiro 2010]
O Projeto Batuque do Gostoso vem abrilhantando momentos e se tornando sonhos de crianças em São Miguel do Gostoso

[Dezembro 2009]
Cursos técnicos e graduações ao alcance da população gostosense no Instituto Federal de Educação

[Agosto 2009]
O Programa Trilhas Potiguares mais uma vez em São Miguel Do Gostoso

[Julho 2009]
Vivo e Claro em São Miguel do Gostoso

[Abril 2009]
Conselho Tutelar em São Miguel do Gostoso

[Fevereiro 2009]
Beleza aliada a Cidadania

 

praiadogostoso@gmail.com
www.praiadogostoso.com - O site de São Miguel do Gostoso - desde 2005