Header image

São Miguel do Gostoso

RN/Brasil
charme - velejo
\
  
 
 
 
 
Blog
     
 

O PROGRAMA TRILHAS POTIGUARES MAIS UMA VEZ EM SÃO MIGUEL DO GOSTOSO               

Ariclenes Silva     





Há quatro anos o Trilhas Potiguares, um programa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, visita São Miguel do Gostoso para realizar um trabalho de desenvolvimento sustentável com os habitantes, proporcionando a todos através de palestras e oficinas o acúmulo de novos conhecimentos e aos universitários solidários do programa uma forma de colocar em prática o que foi e vem sendo estudo na universidade.

 

 

 

 

 

 

 

 

       O Programa Trilhas Potiguares é uma iniciativa inovadora de atuação em comunidades, criado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, no final de 1995. Com a participação de cerca de 2.000 voluntários, entre alunos, professores e funcionários da UFRN, estima-se que a população, beneficiada até o momento, pelas diversas ações do Programa, chegue a mais de 100.000 pessoas.

       No domingo dia 2 de agosto, um grupo de jovens universitários estiveram mais uma vez em nossa comunidade para uma semana de trabalho sócio-educativo com a população. Na segunda-feira pela manhã, representantes da sociedade civil, poder público, sindicatos e associações se reuniram juntamente com o coordenador do projeto e alunos voluntários do programa para discutir a programação das ações a serem realizados naquela semana. Durante o encontro foram propostos algumas oficinas e um mutirão de conscientização nas praias de Gostoso, começando às oito horas na Ponta do Santo Cristo e se deslocando até a praia do Maceió. Depois de muita conversa o plano de desenvolvimento das ações foi aprovado.

       A comunidade escolar teve uma participação significativa nas oficinas durante toda a semana, e outras iniciativas como os projetos da Ação Social – destaco o grupo da terceira idade, e associações como a ASCDEG e o Espaço Tear por intermédio do grupo de teatro Nós Na Rua. Mas tudo bem, bom proveito para todos que estiveram no mutirão e nas oficinas, só acho um curto prazo para uma realização que pode ter proporções bem maiores na educação sócio-educacional e cultura para as populações das comunidades beneficiadas com o programa.

       Seria de extrema importância se fosse realizado um trabalho a longo prazo de fortalecimento dessas ações entre os jovens da comunidade, formando grupos de apoio para darem continuidade a esses projetos.

 

Quer comentar este artigo? Envie um email para: praiadogostoso@gmail.com

Artigo anterior - "Beleza aliada a Cidadania"

Voltar ao site de São Miguel do Gostoso

 

As opiniões expressas nos artigos são da responsabilidade dos seus autores e não veiculam necessariamente a orientação do site www.praiadogostoso.com.

 

[Outubro 2010] AMJUS: conheça a mais nova ONG de Gostoso

[Maio 2010]
O ensino médio em São Miguel do Gostoso reflete o descaso do Estado com a educação

[Março 2010]
O grupo de teatro Nós na Rua é cultura viva em São Miguel do Gostoso 

[Janeiro 2010]
O Projeto Batuque do Gostoso vem abrilhantando momentos e se tornando sonhos de crianças em São Miguel do Gostoso

[Dezembro 2009]
Cursos técnicos e graduações ao alcance da população gostosense no Instituto Federal de Educação

[Agosto 2009]
O Programa Trilhas Potiguares mais uma vez em São Miguel Do Gostoso

[Julho 2009]
Vivo e Claro em São Miguel do Gostoso

[Abril 2009]
Conselho Tutelar em São Miguel do Gostoso

[Fevereiro 2009]
Beleza aliada a Cidadania

 

praiadogostoso@gmail.com
www.praiadogostoso.com - O site de São Miguel do Gostoso - desde 2005