Header image

São Miguel do Gostoso

RN/Brasil
charme - velejo
\
  
 
 
 
 
Blog
     
 

Vivo e Claro em São Miguel do Gostoso              

Ariclenes Silva     





Finalmente, o sinal de celular em São Miguel do Gostoso está evidente, ou melhor, nos parece (vivo e claro!). No dia 1 de julho de 2009 a operadora Claro libera o sinal na comunidade.

 

 

 

 

 

 

 

 

A população aguardou ansiosamente esse grande momento. Vou comprar meu primeiro celular, não sou o único, boa parte de meus amigos também. Para o mundo essa tecnologia não é novidade, mas para nós esse meio de comunicação sem fio é uma tecnologia inexplorada, nem tão pouco para por ai. Meus amigos pensam nos benefícios, na autonomia, na rapidez da comunicação, na música, as fotos, os vídeos, internet na palma da mão a TV em tempo real, entre outras funções que os avanços tecnológicos sem dúvidas irão proporcionar.

       Claro é a primeira operadora a ser implantada e a lançar o sinal na comunidade de São Miguel do Gostoso, a vivo não quer ficar para trás e também já deu início a seu projeto. As duas torres já estão edificadas, mas só a claro liberou o sinal até o momento. Há seis anos em São Miguel do Gostoso surgia o Cyber Café criado pelo casal de portugueses Carlos Gaspar e Paula. Nesse estabelecimento provia de acesso a internet para a população, e um curso de informática no objetivo de proporcionar aos habitantes da comunidade a inclusão digital. Foi o primeiro estabelecimento comercial, a dispor dessa tecnologia na cidade. Onde por sua vez, foi criado o site www.praiadogostoso.com, servindo como referência na divulgação da cidade para o mundo. O Cyber Café se manteve ativo de 2004 a 2007, quando promoveu a primeira aproximação do mundo virtual para com a população local e o acesso aos turistas que visitavam a cidade.

        Os habitantes apreensivos, inseguros e desconhecedores da importância dessa ferramenta de comunicação, poucos deram a devida apreciação. Tudo era muito novo, somente com o passar do tempo e devido à necessidade, com a ajuda da velocidade a qual se propaga esse meio, a população de modo geral, iria mais adiante mergulhar nesse mundo. O Cyber Café por intermédio de seus criadores, sem dúvida, contribuiu fundamentalmente para o entrelaçar dessa relação na comunidade. Outro local ao qual se tinha acesso a internet era a prefeitura municipal, assim mesmo, o acesso era restrito aos funcionários. Atualmente temos o sinal via rádio, distribuído pela smgnet, onde é cobrada uma taxa pelo uso de acordo com a velocidade adquirida pelo cliente. A população, hoje na sua grande maioria, tem acesso a internet nas escolas ou em lan houses, utilizando essa via para pesquisas e relações sociais.

         São Miguel do Gostoso está cada vez mais popular e atrativo, a prova disso é o aumento constante de turistas na cidade nos períodos da alta estação. Atualmente nos deparamos com caras e idiomas novos durante o ano todo. Turistas que visitam a cidade, em alguns casos, atraídos não só por causa das belezas naturais, a cultura popular, as praias, a comida, mas um olhar além, uma visão puramente individualista e materialista, visando simplesmente lucratividade, a posse, e não um desenvolvimento social e uma cultura múltipla. Quem tem conhecimento e recursos chega primeiro e geralmente se dá bem e infelizmente essa não é a realidade da grande maioria dos habitantes da cidade. A população também pode ir além, pensar auto, deixar de ser espectadora e passar a ser atores. É importante usufruir do desenvolvimento, do turismo, sem perder as raízes. Eu posso muito bem ser o garçom, mas também posso ser o chefe de cozinha, ou melhor, posso ser o dono do restaurante.

       Vivemos na era da comunicação e São Miguel do Gostoso com o potencial que tem não seria excluído dessa realidade. O desenvolvimento bate a nossa porta, somos instrumentos de uso e disseminação da comunicação de bolso, e em momento algum podemos deixar de lado nossos costumes e tradições, pelo contrário, é preciso dá continuidade aliando e utilizando como instrumento esse recurso tecnológico para propagar e alimentar cada vez mais nossos valores sociais e culturais.

 

 
   

Comentário de Kiko Prado

É isso aí... tudo o que você diz a respeito da evolução da cidade de São Miguel do Gostoso, com relação ao celular, a cultura, o povo que aqui está e também ao povo que aqui tem se instalado eu considero verdade...


"Nós Criamos os Monstros!" foi isso que eu ouvi outro dia de uma pessoa querida e, é muito importante termos sempre em mente este dito.


Aplaudo o SEBRAE/RN por todo o trabalho que tem feito para o nosso desenvolvimento, trazendo também alguns cursos em parceria com o SENAC. Eles acreditaram em nós quando após o "Empresa Viva" no dia da entrega dos diplomas feito pelo Dr. Zeca Melo e equipe, que aqui estavam (o encontro foi em nossa Pousada), o Ruy apresentou uma carta pedindo mais apoio do SEBRAE/RN para a nossa cidade.

Os Cursos que foram oferecidos depois de ouvirem as nossas necessidades são muito importantes para uma cidade que tem crescido muito na área do turismo: "Empretec", "Garçom", "Recepcionista", "Manipulação Segura dos Alimentos -PAS", "Oficina Sebrae de Empreendedorismo", "Atendimento ao Cliente" e "Camareira"... Como pode ver, não foram poucos .

Eu (kiko), Marlos e Ruy, apesar de termos feitos cursos pelo SEBRAE via Internet como: "Iniciando Pequeno Grande Negócio", "Finanças" e "De Olho na Qualidade" para melhor nos qualificarmos em nosso empreendimento, mesmo assim, participamos de todos os outros cursos, além é claro de nossos colaboradores, que são nativos. Sabemos que as labirinteiras de Reduto, foram por dois anos empulcionadas a alavancarem mais seus artesanatos, e o sucesso não depende da empresa que o alavanca, mas de cada um que está lá para aprender, em acreditar em si mesmos.

Tenho visto alguns nativos venderem seus terrenos como se fossem um "nada" e não param na primeira experiência, continuam a ponto de não sobrar lote algum. Já expremido por fragmentar o terreno a ponto de telhado ficar sobre o outro telhado do vizinho, se mudam para um lugar distante de suas vidas anteriores... É triste e é real.

Ari, eu o aplaudo. O aplaudo pela empreitada que você está traçando junto com o site praiadogostoso.com. Mostre que aprender não é só para os de "Fora", se possível continue mostrando o que acredito ter lido no seu blog. Quem tem história pra contar, a viveu de alguma forma, ou foi estando presente, ou foi por ter se interessado por ela... por fim... aprender é fundamental para fazermos a diferença.

Eu continuo atrás do conhecimento que me faz falta... ajude as pessoas daqui a sentirem que é possível ir na mesma direção. Sem criarmos desculpas pelas nossas faltas, vamos sempre lembrar que "Os nossos Monstros quem cria, somos nós".

Um abraço, e sucesso,
kiko prado
Pousada Casa de Taipa.

 

Quer comentar este artigo? Envie um email para: praiadogostoso@gmail.com

Artigo anterior - "Beleza aliada a Cidadania"

Voltar ao site de São Miguel do Gostoso

 

As opiniões expressas nos artigos são da responsabilidade dos seus autores e não veiculam necessariamente a orientação do site www.praiadogostoso.com.

 

[Outubro 2010] AMJUS: conheça a mais nova ONG de Gostoso

[Maio 2010]
O ensino médio em São Miguel do Gostoso reflete o descaso do Estado com a educação

[Março 2010]
O grupo de teatro Nós na Rua é cultura viva em São Miguel do Gostoso 

[Janeiro 2010]
O Projeto Batuque do Gostoso vem abrilhantando momentos e se tornando sonhos de crianças em São Miguel do Gostoso

[Dezembro 2009]
Cursos técnicos e graduações ao alcance da população gostosense no Instituto Federal de Educação

[Agosto 2009]
O Programa Trilhas Potiguares mais uma vez em São Miguel Do Gostoso

[Julho 2009]
Vivo e Claro em São Miguel do Gostoso

[Abril 2009]
Conselho Tutelar em São Miguel do Gostoso

[Fevereiro 2009]
Beleza aliada a Cidadania

 

praiadogostoso@gmail.com
www.praiadogostoso.com - O site de São Miguel do Gostoso - desde 2005