Header image

São Miguel do Gostoso

RN/Brasil
charme - velejo
\
  
 
 
 
 
Blog
     
 

Beleza aliada a Cidadania                      

Ariclenes Silva     






Em São Miguel do Gostoso o dia é tão belo quanto a noite. A praia do Tourinho tão bonita e importante quanto a do Santo Cristo, os pescadores significam muito para o desenvolvimento econômico local quanto os agricultores... Em São Miguel do Gostoso há diferenças, mas procuramos crescer na igualdade.

 

 

 

 

 

 

 

 

São Miguel do Gostoso é Cidade Universal dos Direitos Humanos. No dia 18 de junho, a cidade do Gostoso vivenciou um momento ímpar durante sua existência. A comunidade percorreu as ruas da cidade saudando os 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Os jovens, o pessoal da terceira idade, representantes políticos, sindicais, religiosos e dos movimentos populares saíram em caminhada, da entrada da cidade até o Centro de Múltiplo Uso do município onde estava exposto 30 banners com os artigos da declaração. Na ocasião, foram entregues dois quites dos direitos humanos, pelo Conselho Estadual de Direitos Humanos, um para a biblioteca municipal e outro para a biblioteca do Espaço Tear.

Espaço Tear

Como parte do evento ainda foi realizada uma reunião com lideranças locais, onde foi decidido que o Centro de Direitos Humanos e Memória Popular fornecesse um curso de Agentes da Cidadania que deverá ser realizado nos próximos meses. A noite, na reta final do evento, foi realizada a Via Sacra dos Direitos Humanos, onde com velas nas mãos a comunidade percorreu as ruas em procissão, com paradas em alguns pontos específicos como, a prefeitura municipal, a Igreja Católica, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, e a Câmara municipal, onde foram lidos os 30 artigos da declaração. A última parada, foi no Ginásio de esportes da cidade quando houve o encerramento das atividades com lindas apresentações culturais realizadas pelos jovens da comunidade local.

Espaço Tear

É de suma importância que a comunidade esteja antenada com relação ao que de fato são seus direitos como cidadão. A cima de tudo, as pessoas têm direitos e deveres a serem cumpridos em relação uns com os outros. É preciso que a população de São Miguel do Gostoso, assim como de todo mundo, conheça os artigos da declaração e possa citá-los no olhar, ao falar e em especial no agir. Que as escolas possam trabalhar fielmente cada artigo, constituindo essa consciência nas crianças e nos jovens. Que os projetos sociais trabalhem a fundo explorando todos os meios e possibilidades de enraizar os artigos nas realizações sociais e culturais. Que o velhinho que fica sentado no banquinho enfrente a porta de sua casa, possa descrever e contar com os mesmos direitos e repassá-los como uma experiência de vida para seus netos.

 

Quer comentar este artigo? Envie um email para: praiadogostoso@gmail.com

Voltar ao site de São Miguel do Gostoso

 

As opiniões expressas nos artigos são da responsabilidade dos seus autores e não veiculam necessariamente a orientação do site www.praiadogostoso.com.

 

[Outubro 2010] AMJUS: conheça a mais nova ONG de Gostoso

[Maio 2010]
O ensino médio em São Miguel do Gostoso reflete o descaso do Estado com a educação

[Março 2010]
O grupo de teatro Nós na Rua é cultura viva em São Miguel do Gostoso 

[Janeiro 2010]
O Projeto Batuque do Gostoso vem abrilhantando momentos e se tornando sonhos de crianças em São Miguel do Gostoso

[Dezembro 2009]
Cursos técnicos e graduações ao alcance da população gostosense no Instituto Federal de Educação

[Agosto 2009]
O Programa Trilhas Potiguares mais uma vez em São Miguel Do Gostoso

[Julho 2009]
Vivo e Claro em São Miguel do Gostoso

[Abril 2009]
Conselho Tutelar em São Miguel do Gostoso

[Fevereiro 2009]
Beleza aliada a Cidadania

 

praiadogostoso@gmail.com
www.praiadogostoso.com - O site de São Miguel do Gostoso - desde 2005